A LATAM Cargo Brasil, divisão de transporte de cargas do grupo LATAM, iniciou em maio uma nova operação regular com aeronaves cargueiras na rota Guarulhos–Fortaleza–Manaus. O voo, realizado semanalmente com modelos Boeing 767-300F, elevou em 47% a capacidade da companhia no estado do Ceará em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O novo serviço busca atender à crescente demanda logística entre as regiões Sudeste, Nordeste e Norte, com foco no transporte de produtos como alimentos perecíveis, ovos férteis e itens da indústria têxtil. A inclusão de Fortaleza na rota fortalece o papel do estado como ponto estratégico na malha aérea de cargas, sobretudo no escoamento de produtos para Manaus.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a LATAM Cargo detém atualmente metade do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, considerando voos domésticos e internacionais. Em 2024, a empresa movimentou mais de 18 mil toneladas no estado.
Em Manaus, a companhia também tem participação relevante. No ano passado, respondeu por 46% do volume transportado por via aérea, com mais de 50 mil toneladas embarcadas.
Expansão da infraestrutura
O reforço nas operações ocorre em um momento de expansão da infraestrutura logística da empresa. No aeroporto de Guarulhos, principal hub da companhia no país, a área dedicada ao segmento de cargas foi ampliada em 50%, passando a somar 2,9 mil metros quadrados. A estrutura também tem sustentado o crescimento da demanda por entregas do comércio eletrônico.
A ampliação da capacidade logística permitiu, entre outros movimentos, a formalização de parcerias com grandes varejistas. Um dos principais acordos recentes foi firmado com a Amazon, com foco na distribuição de encomendas em onze estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Participação no mercado
A LATAM Cargo retomou em abril e maio deste ano a liderança no transporte de cargas aéreas embarcadas em voos comerciais no Brasil, com 38,7% de participação no mercado doméstico, segundo dados da ANAC. O dado não inclui voos operados por aviões exclusivamente cargueiros ou serviços voltados especificamente ao e-commerce.
Atualmente, a companhia opera em 51 bases logísticas no país e oferece serviço de entregas em mais de 1,8 mil municípios.
No segmento internacional, a operação abrange 23 destinos no exterior e é realizada tanto em aeronaves cargueiras quanto nos porões dos aviões de passageiros. Entre as rotas mais recentes estão os trechos Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e uma nova ligação entre a Europa e Florianópolis, lançadas entre o fim de 2023 e o início de 2024.
A frota do grupo LATAM dedicada ao transporte de cargas é composta por 21 aeronaves. A companhia também utiliza parte da capacidade disponível nos voos comerciais para o transporte de mercadorias.
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