LATAM Brasil amplia frota em 5% no primeiro semestre com entrega de aviões A320neo

Aeronaves foram incorporadas à operação brasileira diretamente das fábricas da Airbus; companhia prevê mais dois jatos até o fim do ano

Aline Feltrin

A LATAM Brasil ampliou em 5% sua frota no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento é resultado da incorporação de quatro aeronaves da família Airbus A320neo, recebidas diretamente das unidades da fabricante na França, Alemanha e Estados Unidos. A previsão é de que outros dois aviões do modelo A321neo cheguem ao país ainda neste ano.

Com a expansão, a operação brasileira da LATAM soma 158 aeronaves — entre modelos de fuselagem estreita (narrow body) e larga (wide body) — com idade média de 10,8 anos. Segundo a companhia, a entrada das novas aeronaves permitiu a adição de cerca de 2 milhões de assentos à sua oferta de voos no país.

Os modelos A320neo têm capacidade para 180 passageiros e apresentam uma economia de combustível de até 20% em comparação com aeronaves da geração anterior, além de redução de até 50% na emissão de ruído. De acordo com dados da Airbus, a adoção global da família A320neo já evitou a emissão de aproximadamente 20 milhões de toneladas de CO₂.

O A321neo, que deve ser incorporado no segundo semestre, comporta até 224 passageiros e inclui melhorias na cabine, como compartimentos superiores ampliados, banheiros acessíveis e recursos antimicrobianos. Também utiliza a cabine Airspace, com iluminação adaptável e comandos touchless.

“Recebemos quase uma aeronave nova por mês no início do ano, todas já em operação. Mesmo diante da escassez global de aviões e peças, conseguimos ampliar a frota para sustentar a expansão da malha aérea”, disse Mauro Jun Nishime, diretor de qualidade de manutenção da LATAM Brasil.

A companhia informou ainda que projeta um crescimento entre 7% e 9% na oferta de assentos em voos domésticos em 2025. No primeiro semestre, foram inauguradas quatro novas rotas nacionais e adicionados 10 mil assentos semanais ao mercado doméstico. No mercado internacional, também foram inseridos 10 mil novos assentos semanais.

A LATAM opera voos para 55 aeroportos no Brasil e tem operações internacionais para 90 destinos fora do país. Parte da ampliação da malha internacional é fruto de parceria com a Embratur, com foco na conectividade aérea e na promoção de destinos turísticos brasileiros.

O Grupo LATAM atua nos mercados domésticos de Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de rotas internacionais para Europa, América do Norte, Caribe, África e Oceania. A frota inclui aeronaves Boeing 767, 777 e 787, e os modelos Airbus A319, A320, A320neo, A321 e A321neo. A divisão de cargas do grupo conta com 21 aeronaves e acesso à capacidade dos voos de passageiros.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também