Nova rota marítima entre Ceará e China deve impulsionar e-commerce e elevar importações em até 20%

Serviço inédito reduz tempo de transporte pela metade e consolida Porto do Pecém como novo hub logístico para o comércio internacional

Redação

Uma nova rota marítima direta entre a China e o Porto do Pecém, no Ceará, promete transformar a logística de importação brasileira, especialmente no setor de comércio eletrônico. Batizado de Serviço Santana, o novo trajeto foi lançado por meio de uma parceria entre a MSC (Mediterranean Shipping Company) e a APM Terminals, operadora do terminal portuário cearense. A expectativa é de que a operação eleve em até 20% o volume de importações no estado, segundo estimativas de especialistas do setor.

A principal inovação da nova rota está na conexão direta com importantes portos asiáticos. O itinerário inclui escalas em Mundra (Índia), Singapura e passa por alguns dos principais terminais da China — Yantian, Ningbo, Xangai (o maior porto do mundo) e Qingdao — além de Busan, na Coreia do Sul. No caminho de volta, o navio realiza escalas no Panamá e na República Dominicana, antes de atracar no Ceará.

Com isso, o tempo médio de transporte entre a China e o Porto do Pecém, atualmente entre 60 e 65 dias, deve ser reduzido para 30 a 37 dias — uma melhoria logística considerada significativa. “A expectativa é que o transporte de cargas aumente consideravelmente. É uma mudança que representa um ganho relevante em eficiência para os importadores”, afirma Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Internacionais, especializada em despacho aduaneiro e operações globais.

E-commerce em foco

A nova ligação tem potencial para beneficiar diretamente plataformas de comércio eletrônico como Shopee e AliExpress, que vêm ganhando espaço no mercado brasileiro. A redução no tempo de entrega pode reforçar a competitividade dessas empresas, especialmente em um cenário onde agilidade logística é cada vez mais determinante para a experiência do consumidor.

“A redução no custo não é tão expressiva, mas o impacto no tempo de transporte é. Com prazos mais curtos, as empresas podem otimizar seus estoques, planejar melhor suas vendas e tornar a operação mais eficiente”, explica Fernandes.

Hub logístico

O movimento reforça a estratégia do Porto do Pecém de se consolidar como um hub logístico de relevância internacional. Localizado em uma posição geográfica estratégica, o terminal já vem atraindo investimentos em infraestrutura e tecnologia. Agora, com a nova conexão direta com a Ásia, o porto se posiciona como uma alternativa mais eficiente e competitiva para o comércio exterior brasileiro, especialmente em um momento de reconfiguração das cadeias globais de suprimento.

A operação do Serviço Santana também contribui para descentralizar as importações no Brasil, tradicionalmente concentradas nos portos do Sudeste, ampliando a relevância econômica da região Nordeste no comércio exterior.

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