A Norcoast, joint venture formada pela alemã Hapag-Lloyd e a brasileira Norsul, encerrou o primeiro ano de operações com um market share de 20% nos portos onde atua e mais de 400 clientes ativos e recorrentes. No período, a empresa movimentou mais de 70 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), com 60% desse volume transportado no modelo porta a porta. O crescimento registrado está alinhado ao plano de negócios da companhia, que projeta atingir maturidade operacional até 2027.
Desde o início das operações, em fevereiro de 2024, a empresa expandiu sua atuação e agora projeta movimentar 14 mil TEUs por mês. Para sustentar esse crescimento, a Norcoast avalia novas oportunidades de mercado e prevê a contratação de mais colaboradores.
Expansão e novas oportunidades
De acordo com Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast, a estratégia da empresa vai além da otimização da logística. “Buscamos diariamente repensar a forma como integramos os diferentes meios, criando uma entrega eficiente para o cliente e um futuro mais limpo. Acreditamos que a navegação costeira é mais do que uma decisão logística, trata-se de uma escolha consciente por uma alternativa mais eficiente, que conecta, integra e transforma”, afirma.
Atualmente, a empresa opera em diversos portos ao longo da costa brasileira, incluindo Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM). A frota conta com quatro embarcações com capacidade de 3.500 TEUs cada, todas com bandeira e tripulação brasileiras.
A companhia atua no transporte de contêineres via cabotagem e feeder, atendendo grandes embarcadores e empresas que começam a explorar esse modal. Entre os segmentos contemplados estão alimentos refrigerados, insumos para construção e bens de consumo, como eletrodomésticos e eletrônicos.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.