O Porto de Paranaguá estabeleceu um novo recorde na movimentação de fertilizantes com um único navio. A embarcação Red Marlin, de bandeira das Ilhas Marshall, atracou na última quarta-feira (26) com uma carga de 78.054 toneladas, superando a marca anterior, registrada em novembro de 2024, quando o mesmo navio trouxe 76.696 toneladas do insumo agrícola. O volume recorde reforça a importância do porto paranaense como principal canal de importação de fertilizantes do Brasil.
A operação foi viabilizada pelo aumento do calado nos berços de atracação, que passaram a contar com 30 centímetros adicionais de profundidade, alcançando 13,1 metros. Com a nova configuração, navios de maior porte podem atracar no terminal.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a ampliação do calado terá um impacto direto na competitividade do porto. “Somos responsáveis por mais de um quarto da importação nacional de fertilizantes. Com essas melhorias estruturais, a tendência é que os volumes movimentados continuem crescendo”, afirmou.
Infraestrutura e perspectivas
O aumento do calado foi possível graças à conclusão da obra de derrocagem, finalizada em novembro do ano passado. A intervenção consistiu na remoção de aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rocha da chamada Pedra da Palangana, um obstáculo submerso na área de manobra do porto. A eliminação dessa barreira reduziu riscos à navegação e permitiu maior flexibilidade na operação de embarcações de grande porte.
A movimentação recorde do Red Marlin não será um caso isolado. No próximo dia 18 de abril, está prevista a chegada do Tai Knighthood, que deverá descarregar 78.325 toneladas de fertilizantes, consolidando a nova capacidade operacional do porto.
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