A Scania e a Gás Verde, uma das principais produtoras de biometano do Brasil, anunciaram uma parceria estratégica para ampliar o uso de caminhões movidos a esse combustível renovável no país. O acordo consiste na locação de 100 caminhões pela Gás Verde por meio da Scania Locação, em um contrato de cinco anos, que permitirá a sublocação dos veículos para grandes empresas como L’Oréal, Nestlé e Ambev.
O objetivo da parceria é atender à crescente demanda de indústrias que já adotaram medidas para reduzir suas emissões dentro das fábricas, mas, agora, buscam expandir esse compromisso para o transporte, conforme declarou o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand. Para facilitar essa transição, a Gás Verde desenvolveu um pacote completo de descarbonização, que inclui não apenas o fornecimento de biometano, mas também o caminhão e a manutenção.
Os primeiros 40 caminhões já estão sendo entregues para a Gás Verde, com previsão de conclusão da frota ao longo do ano. O CEO da Gás Verde, Marcel Jorand, destaca que há uma demanda até cinco vezes maior do que essas 100 unidades para esse tipo de negócio, mas não revelou se já há negociações em andamento.“A Gás Verde já atuava no transporte de biometano para seus clientes e agora amplia sua estrutura para fornecer também os caminhões e a infraestrutura de abastecimento.”
Em 2023, a L’Oréal Brasil firmou um contrato com a Gás Verde para o fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, garantindo o abastecimento de 100% da frota inbound de 13 caminhões que conectam a fábrica em Vila Jaguará ao centro de distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Essa mudança resultou em uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para a meta global da empresa de reduzir suas emissões totais de CO₂ pela metade até 2030.
Produzido a partir de resíduos urbanos em aterros sanitários, o biometano é uma solução para a descarbonização de processos produtivos e do transporte. O combustível substitui opções fósseis como diesel, gasolina e GNV.
O biocombustível tem potencial para reduzir em até 99% as emissões de CO₂. Além disso, sua produção é 100% nacional, indexada ao IPCA. “Isso significa, evitar as oscilações cambiais e eliminar a necessidade de compra de créditos de carbono para atender às metas ESG”, diz o CEO da Gás Verde.
Atualmente, a Gás Verde produz cerca de 160 mil metros cúbicos de biometano por dia em suas plantas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A previsão é que essa capacidade chegue a 650 mil metros cúbicos diários até 2028, com a ampliação para mais dez usinas em seis estados.
Mercado em expansão
O modelo GH 460 6×2 adquirido pela Gás Verde é equipado com o conceito “mochilão”, que inclui dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine. Segundo a Scania, isso proporciona autonomia de até 650 km. Seu motor foi projetado especificamente para combustíveis gasosos, utilizando o Ciclo Otto, e apresenta torque de 2.300 Nm.
Até o momento, a Scania tem uma frota de 1.500 caminhões a gás no Brasil, deste montante, uma pequena parte foi adquirida por meio de locação. A projeção, no entanto, é que as vendas ultrapassem 1.000 unidades em 2025, segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil. O volume é equivalente a quase tudo o que a empresa comercializou desde que iniciou a oferta desses caminhões, em 2019.
A boa expectativa está apoiada em parcerias, como a feita com a Gás Verde, e no avanço dos chamados corredores azuis, ou seja, na expansão da infraestrutura de abastecimento em diversos pontos do Brasil. “Até fevereiro deste ano, já contabilizamos 430 caminhões a gás vendidos. Temos uma carteira robusta para 2025, o que reforça nossa confiança no avanço do mercado.”
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