A CHEP, empresa global de logística, incluiu caminhões elétricos na sua operação no Brasil. Segundo Emanuela Mascarenhas, supply chain sênior manager da CHEP Brasil, essa iniciativa reflete o compromisso da empresa com a redução das emissões de CO2 e com a sustentabilidade ambiental, visto que os veículos não emitem poluição sonora nem gases nocivos à atmosfera. “Ao contribuir com a descarbonização do planeta, promovemos um futuro mais limpo, saudável e eficiente”, disse a executiva.
O primeiro caminhão elétrico da JAC Motors, modelo IEV1200T Plus para operações urbanas, já está em circulação em São Paulo, e o segundo da XCMG, modelo E7-49T para transporte de carga em operações de maior volume e alcance regional, está em testes em Minas Gerais, marcando o começo da implementação desse projeto no Brasil.
Os caminhões elétricos fazem parte de uma operação especial em parceria com a Absoluto Transportes, empresa que atua no ramo logístico desde 2006. Personalizado com mensagem impactante sobre a emissão zero de CO2, esse veículo destacou a importância da sustentabilidade no transporte de mercadorias, segundo a empresa.
“Nós já consideramos os caminhões elétricos como parte integrante da operação. Não se trata mais de um teste isolado. Este modelo de transporte sustentável está alinhado com nossa estratégia de longo prazo, e nosso objetivo é expandir essas práticas em parceria com mais transportadoras. Estamos comprometidos em transformar a logística em uma operação cada vez mais sustentável e eficiente, deixando os testes no passado e avançando para uma implementação contínua”, afirmou Mascarenhas ao portal Transporte Moderno.
A operação especial consiste no transporte e entrega de paletes. No estado de São Paulo, o veículo opera na rota entre a cidade de São Paulo e o centro de serviço de Mauá, na região do ABC, com uma autonomia de 100 quilômetros por carga de bateria. O volume mensal transportado é de aproximadamente 1.200 quilômetros, atendendo às necessidades de logística urbana.
Em Minas Gerais, a rota conecta a região de grande Contagem ao centro de serviço, em Contagem. A autonomia por carga é de 150 quilômetros, e o volume médio transportado mensalmente é de 400 quilômetros por mês, otimizando o uso em um território de maior abrangência regional.
Os paletes da CHEP são confeccionados com madeira proveniente de florestas 100% certificadas, reforçando o compromisso da empresa com práticas ambientais responsáveis. As bases dos paletes, com quatro entradas, facilitam a movimentação, armazenamento e conservação dos produtos transportados.
A executiva destacou que a CHEP avalia continuamente a adoção de caminhões elétricos em suas operações, considerando fatores como viabilidade operacional, infraestrutura disponível e parcerias estratégicas. “A expansão do uso desses veículos faz parte dos esforços da empresa para reduzir emissões e tornar a logística mais sustentável, alinhando-se às tendências do setor e às demandas do mercado.”
Mascarenhas acrescentou que a CHEP acredita que a transformação da logística para um modelo mais sustentável passa por parcerias estratégicas e inovação. “Em vez de manter uma frota própria, optamos por colaborar com transportadoras que compartilham do nosso compromisso com a eficiência e a redução de emissões. Esse modelo nos permite otimizar recursos, minimizar trajetos vazios e reduzir significativamente o impacto ambiental, em total alinhamento com os princípios da economia circular. Ao trabalharmos com diversos parceiros, com caminhões elétricos e movidos a gás natural, garantimos que a logística opere com máxima eficiência e menor pegada de carbono.”
Segundo Mascarenhas, o compromisso da CHEP vai além de uma simples operação logística. “Estamos impulsionando mudanças reais no setor, colaborando para uma cadeia de suprimentos mais sustentável e inovadora. Seguimos investindo em soluções de transporte de baixo impacto ambiental, painéis solares em nossas instalações e projetos piloto para descarbonização. A logística do futuro é compartilhada, eficiente e sustentável, e a CHEP está liderando essa mudança com seus parceiros”, destacou.
A instalação de painéis solares no seu centro de serviço, em Contagem, segundo Mascarenhas, deixa todo o processo ainda mais sustentável. “Essa iniciativa de energia solar foi implementada também no nosso maior centro de serviço do Brasil, localizado em Louveira, no interior de São Paulo, e está sendo estendida para toda a nossa cadeia”, afirmou a executiva.
Perspectiva de sustentabilidade e inovação
Mascarenhas afirmou que, segundo a International Energy Agency (IEA), o mercado de caminhões elétricos deve crescer exponencialmente nos próximos anos, sendo uma peça-chave para que o setor de logística atinja as metas globais de redução de emissões. “Os caminhões elétricos não só reduzem as emissões de CO2, mas também oferecem economia nos custos operacionais devido à menor necessidade de manutenção e ao uso de energia mais barata e renovável.”
A executiva destacou que na América Latina, a CHEP está trabalhando com parceiros em diversas frentes para a descarbonização do processo logístico, incluindo caminhões movidos a gás natural e eletricidade, expansão do uso de veículos de energia alternativa, painéis solares em suas instalações e centros de serviço, caminhões elétricos, eletrificação de frotas de caminhões com transportadoras parceiras, eletrificação de empilhadeiras nos centros de serviço, projetos de biomassa, entre outros.
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