A PortosRio, autoridade portuária responsável pela gestão dos portos públicos do estado do Rio de Janeiro, fechou 2024 com lucro de R$ 225 milhões, revertendo um prejuízo de R$ 443 milhões em 2023. O crescimento foi impulsionado pelo aumento das receitas operacionais. Além disso, a movimentação de cargas superou as 75 milhões de toneladas, alcançando um recorde histórico para a empresa.
Durante uma reunião em Brasília, realizada no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) na última segunda-feira (20), a presidente do Conselho de Administração da PortosRio, Thairyne Oliveira, e o presidente da companhia, Francisco Martins, apresentaram os resultados de 2024 e as perspectivas para o próximo ano. Também participaram do encontro o ministro Silvio Costa Filho e o superintendente de Gestão Estratégica da PortosRio, Luis Cesar Fonseca.
Outro destaque apresentado foi a execução orçamentária da companhia, que alcançou 50% de utilização dos recursos disponíveis em 2024. Esse índice foi considerado um desempenho recorde, não apenas para a PortosRio, mas também em comparação com outras Companhias Docas do Brasil.
A execução orçamentária se deu, em grande parte, devido ao avanço de obras essenciais para a ampliação da capacidade operacional da empresa. Dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a PortosRio concluiu duas importantes obras em 2024, com outras previstas para entrega ainda em 2025.
A empresa já projeta novos investimentos em infraestrutura e tecnologia para o próximo ano, com o objetivo de ampliar sua competitividade e consolidar sua posição como um dos principais operadores portuários do Brasil. As perspectivas para 2025 incluem a conclusão de novas obras e um aumento na movimentação de cargas, o que reforçaria o papel da PortosRio no comércio internacional.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.