Movimentação de cargas portuárias cresce 1,77% até novembro de 2024

Nos onze meses do ano passado, foram 1,2 bilhão de toneladas de cargas movimentadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Redação

A movimentação de cargas portuárias no Brasil alcançou, de janeiro a novembro de 2024, o total de 1,2 bilhão de toneladas, registrando um crescimento de 1,77% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram fornecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

No mês de novembro, os portos brasileiros movimentaram 100,6 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 5,21% em relação ao mesmo mês de 2023. No entanto, dentro dessa retração, destacam-se aumentos significativos em determinados tipos de carga.

Entre os destaques do mês, o coque de petróleo teve a maior alta percentual, com crescimento de 80,94% e movimentação de 0,7 milhão de toneladas. O carvão mineral também se destacou, com um avanço de 32,22%, somando 1,7 milhão de toneladas. A pasta de celulose, por sua vez, apresentou uma expansão de 26,65%, atingindo 2 milhões de toneladas movimentadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também