Governo federal retoma gestão do Porto de Itajaí (SC)

A decisão segue após um período de paralisação das atividades em 2022, quando o governo anterior buscava a privatização do porto

Redação

O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), iniciou nesta semana a retomada da gestão do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A medida visa fomentar o desenvolvimento econômico do estado, gerar empregos e garantir a continuidade das operações portuárias. A decisão segue após um período de paralisação das atividades em 2022, quando o governo anterior buscava a privatização do porto.

Em dezembro de 2023, um contrato provisório foi assinado para regularizar e reiniciar as operações. A gestão do Porto de Itajaí será conduzida pela Autoridade Portuária de Santos (APS), com o objetivo de assegurar a continuidade das operações e a preservação dos postos de trabalho.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a parceria entre os portos de Itajaí e Santos reforça a competitividade logística do Brasil. Segundo ele, essa colaboração facilita a otimização de rotas e operações, além de melhorar a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico tanto de Santa Catarina quanto de outras regiões.

Veja também