Transporte aéreo de cargas cresce 10,2% até outubro

O segmento doméstico foi responsável por 405,3 mil toneladas, com um incremento de 12,5% em relação a 2023, enquanto o mercado internacional, que inclui operações de empresas brasileiras e estrangeiras, transportou 843,3 mil toneladas, apresentando uma alta de 9,1%

Redação

O transporte aéreo de cargas no Brasil registrou um crescimento de 10,2% até outubro de 2024, movimentando 1,2 milhão de toneladas, em comparação ao mesmo período de 2023. O dado foi revelado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) na quinta-feira (28).

O segmento doméstico foi responsável por 405,3 mil toneladas, com um incremento de 12,5% em relação a 2023, enquanto o mercado internacional, que inclui operações de empresas brasileiras e estrangeiras, transportou 843,3 mil toneladas, apresentando uma alta de 9,1%. Ao comparar com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, o transporte de cargas no mercado doméstico cresceu 9%, enquanto o internacional aumentou 20%.

A presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, destacou que o aumento significativo nos volumes de carga reflete a recuperação do setor após os impactos da pandemia. “As exportações impulsionaram o crescimento no segmento internacional, mas os resultados internos também são expressivos.”

Segundo Jurema, o mercado de cargas, assim como o de passageiros, está mostrando uma recuperação sólida, com grande potencial para expansão, especialmente no mercado doméstico. “Precisamos continuar trabalhando de forma colaborativa para sustentar esse crescimento”, afirmou.

LEIA MAIS

Azul Cargo Express recebe novo cargueiro A321-200
Setor aéreo destaca a importância do diálogo com o governo sobre a Lei Combustível do Futuro

Veja também