A BYD quer reforçar sua presença no mercado internacional com a construção de uma frota de pelo menos oito navios dedicados à exportação de seus veículos elétricos. O primeiro navio já fez uma rota para o Brasil, enquanto o segundo, nomeado Hefei em homenagem à capital da província de Anhui, acaba de ser finalizado no estaleiro Guangzhou Shipyard International.
Com 199,9 metros de comprimento, o Hefei é um navio do tipo RoRo, projetado para transportar até 7.000 carros por viagem. A embarcação alcança uma velocidade máxima de 34 km/h (18,5 nós) e possui motores que operam tanto com gás natural liquefeito (GNL) quanto com óleo combustível. Apesar de estar pronto para o lançamento ao mar, o navio passará por testes rigorosos de desempenho e segurança, seguindo os padrões da indústria naval.
A crescente demanda por veículos elétricos e o aumento das exportações de carros chineses têm pressionado a logística marítima. Em 2023, os custos de aluguel de navios chegaram a US$ 115.000 (cerca de R$ 628.300), um aumento de 576% em comparação a 2019.
Para se preparar para esse cenário, a BYD encomendou quatro navios RoRo em 2021, a um custo estimado de US$ 64 milhões (aproximadamente R$ 350 milhões) cada, e posteriormente solicitou mais quatro unidades, com capacidade para 9.500 veículos.
Redução de custos
Além disso, este ano, a BYD intensificou suas importações de veículos eletrificados em resposta ao aumento gradual dos impostos sobre carros importados, o que resultou em custos de frete mais altos e gerou tensão com outras importadoras nos setores automotivo e de produtos variados.
Com essas iniciativas, a BYD não só se prepara para atender à crescente demanda internacional, mas também busca otimizar sua logística e reduzir custos operacionais.
Em maio deste ano, a BYD trouxe para o Porto de Suape, em Pernambuco, em seu primeiro navio próprio, Explorer NO.1, um lote de 5.459 modelos elétricos e híbridos. A embarcação também conta com capacidade para transportar aproximadamente 7 mil carros e tem 199,9 metros de comprimento.
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