Porto de Itajaí se prepara para receber 2 mil carros elétricos da BYD

O navio trazendo os carros elétricos atracará na área pública do Porto de Itajaí, numa parceria entre a Seara e a SC Portos

Depois de um ano e meio de inatividade, o Porto de Itajaí se prepara para receber, neste fim de semana (06 e 07 de julho), o navio Star Lysefjord, de bandeira norueguesa, que atracará com 710 contêineres carregados com 2 mil carros elétricos da montadora chinesa BYD.

O porto agora é administrado pela Seara, do Grupo JBS, que fechou acordo com cinco armadores para a retomada de linhas regulares. Isso acontecerá dentro de 45 dias, prazo para a conclusão do processo de alfandegamento do terminal de contêineres por parte da Receita Federal.

O navio trazendo os carros elétricos atracará na área pública do Porto de Itajaí, numa parceria entre a Seara e a SC Portos. A embarcação, com 204,4 metros de comprimento, saiu há algumas semanas do Singapura.

A BYD tem utilizado alguns portos para desembarcar seus veículos no Brasil. Em junho, a montadora utilizou o  Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, Pernambuco, para receber um lote de 5.459 modelos elétricos e híbridos da BYD. Os veículos chegaram no navio Explorer NO.1, próprio de marca chinesa, que conta com capacidade para transportar aproximadamente 7 mil carros e tem 199,9 metros de comprimento. À época, a informação era que, até o fim de junho, Suape receberia 20 mil veículos da marca no total.

Também em junho, a montadora utilizou o Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, no Espírito Santo, para desembarcar 1,6 mil veículos.

Veja também

Por