O contrato de vendas para a entrega de 300 unidades da Ford E-Transit para Mercado Livre, assinado no primeiro quadrimestre do ano, proporcionou à Ford Pro 32% de participação de vendas de furgões elétricos com peso bruto total (PBT) até 5 toneladas. Com essa fatia, a montadora afirma que assume a liderança dessa categoria.
O que garantiu a posição da Ford foram as 100 unidades emplacadas até julho. O diretor de marketing, vendas e serviços da Ford América do Sul, Antonio Baltar, havia revelado recentemente que também há novas negociações em andamento com a gigante do comércio eletrônico. A expectativa da montadora de origem norte-americana é que as vendas do furgão elétrico cheguem a 600 unidades até o fim do ano.
Segundo informou o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guilherme Lastra, o foco inicial de vendas da E-transit está em grandes frotistas, porém, ele acredita que a eletrificação também deverá chegar aos médios e aos pequenos clientes em um segundo momento.
Argumentos de vendas
Além de zerar a emissão de poluentes, atrativo que vai ao encontro das metas de ESG (Ambiental, Social e Governança) de companhias que assumiram compromissos de descarbonização da frota, como é o caso do Mercado Livre, outro argumento de vendas da Ford tem sido a redução de custo total de operação. Segundo a montadora, chega a ser 40% menor na comparação aos veículos a combustão.
Junto com a economia representada pela energia elétrica, o seu trem de força com 86% menos peças de desgaste permite manutenção mais simples. Em contrapartida, o preço do furgão elétrico é de R$ 542 mil e do E-Transit Chassi é de R$ 542 mil na versão de 3,5 ton. de Peso Bruto Total (PBT) e de R$ 562 mil na de 4,2 ton.
Tanto na versão furgão quanto na versão chassi-cabine, a E-Transit tem autonomia de 317 km no ciclo WLTP, tração traseira e tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista que otimizam a produtividade do veículo. A E-Transit Furgão tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e quatro modelos com capacidade de carga de 9,5 m3 a 15 m3. A E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 ou 4,2 toneladas, para transportar até 21 m3, ou 2.100 kg.
As duas versões são importadas da fábrica da Turquia por causa da similaridade com o Brasil no que diz respeito a operação de transporte. A Ford também fabrica a linha E-Transit nos Estados Unidos.
Potencial para aluguel
A Ford acredita que a demanda por veículos comerciais elétricos da marca vinda das pequenas e médias empresas transportadoras ocorrerá por meio do serviço por assinatura da marca. Na visão da empresa, o serviço por assinatura é uma forma de promover o acesso de empresas com diversas realidades financeiras ao veículo elétrico.
O supervisor de mobilidade e novos negócios da Ford Pro, Victor Coelho, revelou ao portal Transporte Moderno que a companhia está observando um interesse crescente em aluguel de veículos elétricos, especialmente entre clientes de médio e grande porte que buscam integrar práticas de ESG em suas operações.
“Estamos em conversas avançadas com empresas do setor de last mile para a locação de veículos elétricos, um segmento que está apenas começando a se desenvolver no Brasil”, revela Coelho. “O crescimento do setor logístico não dá sinais de desaceleração nos próximos anos. Estamos prontos para atender desde pequenos empreendedores até grandes frotistas, oferecendo soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.”
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