Porto de Itapoá investe R$ 20 milhões em frota de caminhões elétricos

Com a aquisição, o porto deixa de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera, equivalente ao uso de 858 mil litros de combustível

O Porto Itapoá anunciou a aquisição de uma frota de 20 novos caminhões elétricos, conhecidos como Terminal Tractors (TTs), para sua operação interna, a um custo de R$ 20 milhões. Esta compra faz parte de um plano de expansão do porto e estabelece Itapoá como o terminal portuário com a maior frota de TTs elétricos no Brasil.

Segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., a nova frota elétrica representará uma economia anual de 858 mil litros de combustível, o que resultará na redução de 2 mil toneladas de emissões de carbono. A previsão é que os caminhões comecem a operar já em agosto.

Os novos TTs serão carregados no próprio Terminal, que, desde o ano passado, passou a adquirir energia exclusivamente de fontes renováveis. “Em abril deste ano, recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve esta origem”, acrescenta Rosa Jr., referindo-se à certificação I-Rec (Renewable Energy Certificate).

Cada Terminal Tractor tem a capacidade de transportar até 65 toneladas e possui uma autonomia de 150 km, o que equivale a aproximadamente 10 horas de trabalho contínuo. Com a nova frota, o Porto Itapoá terá uma autonomia combinada de 3 mil quilômetros antes do próximo carregamento, permitindo que o terminal aumente sua eficiência operacional sem comprometer suas metas ambientais.

Veja também