A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) completou 12 anos no último dia 17 de julho. Com atuação na regulamentação do setor de operadores logísticos, responsáveis pelo transporte armazenagem e gestão de estoques, a entidade representa empresas nacionais e multinacionais que, juntas, detêm 16% da Receita Bruta de todo o mercado. Uma das suas principais bandeiras é defender o protagonismo e a essencialidade dos operadores logísticos.
Durante a celebração do aniversário a ABOL, realizada nesta semana, em São Paulo, o secretário de desenvolvimento do estado, Jorge Lima, destacou a importância dos operadores logísticos para o desenvolvimento econômico de São Paulo e do Brasil. “Em nenhum dos oito países que visitei até agora, voltei com menos de R$ 5 bilhões. Isso mostra a força que São Paulo está tendo na captação de investimento externo. E esse movimento está diretamente ligado à logística. Apenas em centros de distribuição no estado, nesse momento temos 12 novos sendo projetados”, afirmou. Ele também mencionou a necessidade de incentivar a multimodalidade, com investimentos em todos os quatro modais de transporte.
Na ocasião foram apresentados dados preliminares do novo estudo do Instituto de Logística (ILOS) sobre o Perfil do Operador Logístico, realizado a cada dois anos. O levantamento, que será divulgado em breve, mostra um aumento significativo em várias métricas desde a última edição, publicada em 2022. Entre os destaques estão as principais regiões atendidas pelos operadores logísticos, tendências tecnológicas e áreas de atuação.
Outro ponto alto do evento foi a integração de uma nova empresa ao grupo de associadas da ABOL. A DP World, responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados multipropósito do Brasil, localizado na Margem Esquerda do Porto de Santos, agora faz parte da entidade.
LEIA MAIS