O programa Avião Solidário da LATAM realizou o transporte gratuito de três macacos-barrigudos (Lagothrix cana), uma espécie ameaçada de extinção, garantindo novos lares para reprodução e conservação da espécie.
Os primatas, duas fêmeas juvenis e um macho adulto, foram resgatados de criadouros ilegais no Amazonas. Após a apreensão, ficaram sob os cuidados do Centro de Triagem (CETAS) do IBAMA em Manaus. Com a orientação do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), eles foram encaminhados para duas instituições em São Paulo: o Parque Ecológico de São Carlos e o Parque Zoológico Municipal de Bauru.
Essas instituições já abrigam primatas da mesma espécie e possuem expertise em seu manejo, promovendo a formação de grupos sociais e a viabilidade genética da população ex-situ. Este esforço faz parte das diretrizes do PAN Primatas Amazônicos, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O transporte, realizado pela LATAM Cargo, partiu de Manaus com destino a São Paulo/Guarulhos, evitando um deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros e reduzindo o tempo de viagem de mais de 55 horas para apenas cinco horas.
Mais de 4,6 mil animais transportados
O programa Avião Solidário da LATAM, em operação há quase 13 anos, já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil, transportando gratuitamente mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a COVID-19. Durante a crise no Rio Grande do Sul, o programa transportou 200 toneladas de doações e 130 voluntários para a região.
Conectado à frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, o Avião Solidário utiliza a experiência logística e a conectividade da companhia para beneficiar a América do Sul. Atualmente, o programa colabora com várias instituições no Brasil, incluindo Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.