Foton começará a montar caminhões leves no Brasil em 2025

Com meta de montar de 900 a 1 mil unidades no primeiro ano, a estratégia visa desenvolver gradativamente uma cadeia de fornecedores locais, com a expectativa de atingir 65% a 70% de nacionalização dos componentes até 2028

A Foton, montadora chinesa de veículos comerciais planeja iniciar a montagem de CKD dos seus caminhões semileves da linha Aumark a partir do próximo ano, conforme revelou o diretor de operações da empresa, Fábio Pontes, ao portal Transporte Moderno. A montagem será feita em uma área fabril de um parceiro, mas o executivo não revelou o nome da empresa.

Aline Feltrin, de Mogi das Cruzes e São Paulo

A Foton, montadora chinesa de veículos comerciais, planeja iniciar a montagem em CKD dos seus caminhões leves da linha Aumark no Brasil, a partir do próximo ano, conforme revelou o diretor de operações da empresa, Fábio Pontes, ao portal Transporte Moderno. A montagem será feita em uma área fabril de um parceiro, mas o executivo não revelou o nome da empresa.

Com uma meta de produção de 900 a 1 mil unidades no primeiro ano, essa estratégia visa desenvolver gradativamente uma cadeia de fornecedores locais, com a expectativa de atingir 65% a 70% de nacionalização dos componentes até 2028. Posteriormente, a ideia é montar caminhões de outras famílias. Na China, a Foton produz desde picapes a caminhões extrapesados.

Embora a intenção inicial seja a utilização de espaço de um parceiro para a montagem, a chinesa já tem planos para a produção no país com fábrica própria. Mas ainda não definiu o local onde será construída a sua linha de produção. Vale informar que a Foton também já está em conversas com o Governo Federal para se habilitar ao programa de Mobilidade Verde (Mover). O Mover estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões. Conforme Pontes, a habilitação ajudará consideravelmente no avanço no planejamento de construção da fábrica da Foton no país.

Produção local e importação

Segundo Pontes, a Foton aposta em um mix de atuação a partir do próximo ano. Isso significa que, além da montagem de caminhões leves no Brasil, a princípio, continuará a importar veículos da China. Em breve, a marca chinesa também comercializará modelos pesados. Conforme o diretor de operações, o planejamento é trazer extrapesados 6×2 até o fim de 2025 e os 6×4 no início de 2026.

Nesta semana, a empresa lançou para o mercado brasileiro dois caminhões, o Aumark semileve, de 3,5 toneladas e o semipesado Auman de 17 t. Além disso, apresentou o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Segundo os executivos da Foton, o Aumark já está homologado e chegará ao Brasil em julho, mas estará disponível para a venda em agosto. Por outro lado, o Auman terá o primeiro lote homologado em novembro. Por fim, o utilitário e a picape deverão ser homologados em janeiro de 2025, com preços de R$ 110 mil e R$ 230 mil, respectivamente. As importações serão feitas via porto de Itajaí (SC). Os veículos estarão disponíveis na rede de concessionárias que, hoje, conta com 30 lojas, mas deverá chegar a 45 até o fim do ano.

Nova fase no Brasil

Os lançamentos ocorrem em uma nova fase da montadora no Brasil. A empresa, que já vendia no país por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. O cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico, o semileve iBlue de 6 toneladas.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no país. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

A meta da Foton para o mercado brasileiro é chegar a 10 mil unidades vendidas até 2026 e alcançar uma participação de 10% até 2028, o que seria algo em torno de 13 a 15 mil unidades. Para esse ano, a marca deverá conquistar 1 mil emplacamentos.

LEIA MAIS

Com planos mais ousados, Foton apresenta novos veículos para o mercado brasileiro
Foton aposta no semileve iBlue para brigar no mercado caminhões elétricos

Veja também

Por