Foton aposta no semileve iBlue para brigar no mercado caminhões elétricos

De acordo com informações da Foton, a previsão é aumentar as vendas do semileve no país. Para isso, a chinesa aposta em características do caminhão como resistência e baixo custo operacional

Aline Feltrin

A Foton aposta no caminhão semileve iBlue para avançar no mercado de elétricos no Brasil. O veículo, que foi apresentado no ano passado, já está à venda nas concessionárias da marca por R$ 449 mil.

Com 40 unidades já comercializadas, o modelo tem Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. O iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

De acordo com informações da Foton, a previsão é aumentar as vendas do semileve no país. Para isso, a chinesa aposta em características do caminhão como resistência e baixo custo operacional. A estratégia também apela para a valorização da imagem das transportadoras que investem em veículos que não emitem poluentes.

O gerente Geral da Foton no Brasil, Darren Lu, contou ao portal da Transporte Moderno que, entre os potenciais compradores do iBlue há, desde grandes transportadoras, como a Transportes Maroso, até empresas com grande representatividade no comércio, como o Grupo Boticário.

Segundo o executivo, o modelo é ideal para as necessidades de grandes empresas do comércio eletrônico. “Nós e nossos revendedores temos um relacionamento comercial estreito com essas companhias, pois acreditamos que continuarão buscando mais possibilidades de trabalhar com caminhões elétricos.”

Seja como for, ele não revela, no momento, as projeções de vendas para o modelo elétrico. No entanto, informa que, em breve, a marca chinesa revelará suas metas comerciais para o caminhão. “O iBlue já está disponível para testes em clientes e em potenciais compradores. A Transportes Maroso, por exemplo, avaliou e gostou bastante do resultado”, diz. Darren Lu informou ainda que a Foton está verificando com bancos e financeiras a possibilidade de oferecer o iBlue via locação.

Antes de ser importado para o Brasil, o iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles do Brasil. Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

Nova fase

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

Recentemente, a Foton anunciou nova fase no mercado brasileiro. A empresa, que já vendia por aqui por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. Portanto, o cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico.

Atualizado em 02 de abril, às 19h37

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