Aline Feltrin, de Recife (PE)
Com a invasão de carros importados no país, os portos que recebem esses veículos começam a sentir os efeitos logísticos. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, Pernambuco, recebeu na segunda-feira (27) um lote de 5.459 modelos elétricos e híbridos da BYD. Os veículos chegaram no navio Explorer NO.1, próprio de marca chinesa, que conta com capacidade para transportar aproximadamente 7 mil carros e tem 199,9 metros de comprimento. Essa é a primeira vez que o navio atraca em solo sul-americano. Segundo informações de Suape, o desembarque total dos veículos deve terminar nesta quarta-feira, 29. O navio levou 27 dias para navegar da China até o Brasil.
Segundo estimou o gerente sênior de supply chain da BYD, Leonardo Felippe, até o final de junho, a BYD trará para o Porto de Suape mais 10 mil veículos, o que totalizará aproximadamente 21 mil unidades desde o início das importações da marca por este porto, em abril. Conforme Felippe, a estratégia tem dois pilares: atender a demanda do mercado interno e se antecipar às taxas de importações que devem ocorrer a partir de julho. Além do Porto de Suape, a marca chinesa importa pelos portos de Vila Velha (ES) e, mais recentemente, passou a utilizar o Porto de Itapoá (SC). Por esses dois, chegam a maior parte dos veículos BYD para abastecer o Sudeste, maior mercado consumidor.
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, disse ao portal Transporte Moderno que a BYD procurou o porto no início deste ano devido ao volume significativo de veículos que precisaria trazer para o país. Na visão do diretor-presidente, a escolha de Suape foi feita devido à infraestrutura e sua posição geográfica que facilita a distribuição dos veículos no Nordeste. Ele enfatiza que os três pátios disponíveis para a movimentação de veículos são também adequados para as operações da BYD.
Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já vendeu mais de 25,5 mil veículos no país, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora que mais emplaca carros no país, no ranking geral entre todas as marcas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em 2023, a BYD foi responsável por exportar globalmente 242.765 veículos, o que representou crescimento anual de 334,2%.
Capacidade para 422 mil veículos
Conforme o diretor-presidente do Porto de Suape, o alto volume da montadora chinesa e de outras marcas não deverá gerar gargalos. Isso porque a capacidade de movimentação anual de veículos é de 422 mil. “No ano passado movimentamos 80.705 mil entre exportações, importações e transbordos, o que revela crescimento de 42% nas operações em relação ao ano anterior. As exportações representaram 73% e importações 18%. A expectativa para este ano é uma movimentação de 100 mil veículos, e as importações devem ganhar uma participação maior, em torno de 21%, segundo Guiot. O hub de veículos de Suape é um dos mais movimentados do Norte/Nordeste do Brasil.
Ele revela que nos últimos dois anos, observou-se um crescimento significativo na movimentação de veículos em Suape. A Stellantis foi a marca que mais impulsionou a atividade de exportações e se tornou o principal cliente nesse segmento. “Também fomos procurados para operações de transbordo, aproveitando nossa localização geográfica estratégica”, diz. Segundo Guiot, em importações Suape recebeu fluxos de veículos principalmente da Argentina e Dubai, além de movimentações do Sul que realizaram transbordo no complexo portuário.
O incremento das operações de veículos consolida a vocação logística de Suape, porto que se localiza num raio de 800 quilômetros de sete capitais nordestinas (Recife, João Pessoa, Maceió, Natal, Aracaju, Salvador e Fortaleza). O porto conta com localização privilegiada em relação a rotas de longo curso, tem profundidade apropriada para navios de grande porte e infraestrutura moderna.
Necessidade de investimentos
Guiot diz que o aumento do volume de veículos reflete a capacidade de Suape para oferecer infraestrutura necessária. Contudo, ele admite que, no caso dos elétricos, o aumento da importação traz desafios adicionais. “É crucial manter o fluxo operacional para evitar retenções que possam afetar a eficiência”, alerta.
Seja como for, ele explica que o porto trabalha em colaboração com os operadores logísticos para garantir que a capacidade seja utilizada de forma equilibrada. “O objetivo é atender às necessidades de todas as montadoras. Com o aumento constante das importações de veículos, sobretudo de elétricos, Guiot considera importante que existam futuros investimentos para aprimorar a eficiência operacional de Suape. Ele revela que está sendo analisada a possibilidade de arrendar as áreas para operações específicas. “Isso poderá otimizar a logística e permitir investimentos direcionados por parte dos arrendatários.”
A expectativa, de acordo com o diretor-presidente, é garantir a fluidez da cadeia de suprimentos e buscar oportunidades de melhorias contínuas. “A parceria com a BYD representa um marco em nossa trajetória, consolidando-nos como um hub regional para o transporte de veículos”, diz. O Complexo de Suape, com 12 polos de desenvolvimento, é uma das molas propulsoras do crescimento econômico de Pernambuco e do Nordeste. Há a previsão de que Suape receba R$ 46,1 bilhões de investimentos até 2027.
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