Volkswagen tem 4 mil caminhões locados no Brasil e prevê avanço de 30%

A montadora anunciou a aquisição de 1.300 novos ativos para locação. Como parte da estratégia, está oferecendo desconto de 20% nos contratos de manutenção, além de 12 meses gratuitos para telemetria

Aline Feltrin, de Ribeirão Preto (SP)

Prestes a completar dois anos no país, o braço de locação da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o chamado VW Truck Rental, deverá ter avanço mais expressivo em 2024. Segundo informações do vice-presidente de vendas e marketing da marca, Ricardo Alouche, a expectativa é que haja um crescimento de 30% no volume de novos contratos. Conforme a montadora, o avanço ocorre em cima dos 4 mil ativos já alugados.

Além disso, a empresa informou que adquiriu mais 1.300 ativos que estarão disponíveis para locação a partir agora. Destes, 1 mil são Meteor e 300 Constellations com motor de 13 litros, modelos que atendem operações de agronegócio, setor em que a Volkswagen mira para crescer no mercado de locação.

Condições para a Agrishow

Por isso, a marca utilizou a Agrishow para anunciar que vai agregar valor ao serviço de locação, com a inserção de contrato de manutenção e telemetria. Assim, para conquistar novos negócios durante a feira, a montadora está oferecendo 20% de desconto no contrato de manutenção e 12 meses gratuitos da plataforma Rio de telemetria e monitoramento. Segundo Alouche, a promoção inicia na feira e ocorrerá durante todo o mês de maio nas 150 concessionárias da marca espalhadas pelo país. Vale informar que essas mesmas condições são válidas para as vendas de caminhões.

Mercado em ascensão

O mercado de aluguel de caminhões ainda é pequeno no Brasil. Da frota nacional, que totaliza 2,2 milhões de veículos de carga, apenas 1,5% desse número é locado. Para efeito comparativo, nos Estados Unidos, – o país com o maior mercado do mundo –, 25% do total da frota é alugada. Esse cenário não mostra apenas que a terceirização é algo embrionário por aqui, mas, também, o potencial que esse segmento tem para expandir. Os resultados de 2023 divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram bem essa realidade.

Segundo dados da entidade, no ano passado as locadoras emplacaram 10.211 caminhões, o que representa 38,9% sobre a quantidade comprada em 2022. Com isso, o setor foi responsável por absorver 10,5% de todos os caminhões 0 km vendidos no ano passado. No entanto, o total de caminhões em nome de locadoras chegou a 42.712 ao final de 2023, um avanço de 19,6% na comparação com 2022. A projeção da ABLA para este ano é que as locadoras sejam responsáveis pela compra de mais de 10% de todos os veículos pesados a serem vendidos em 2024 no Brasil.

Para Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services, a frota de caminhões alugados no Brasil poderá chegar a 300 unidades nos próximos cinco anos. “O crescimento deverá ser mais acelerado daqui para frente. Sobretudo porque as empresas estão dispostas a experimentar novos modelos de aquisição de caminhões e reduzir o custo de propriedade”, finaliza.

LEIA MAIS

Volkswagen lidera vendas de caminhões para locadoras, diz associação

Veja também

Por