Volkswagen lidera vendas de caminhões para locadoras, diz associação

Segundo levantamento da ABLA, em 2023 as locadoras veículos emplacaram 10.211 caminhões, um crescimento de 38,9% sobre as compras de veículos pesados feitas pelas empresas do setor no ano anterior

Locadoras compraram 9,4% dos caminhões vendidos no Brasil no último ano

Redação

Os caminnhões da Volkswagen foram os mais comprados por locadoras em 2023, com 51,9% de participação. A informação é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Depois, vieram os modelos da Mercedes-Benz, com 26,1% das vendas realizadas para empresas de aluguel de veículos. Em terceiro lugar no volume de vendas ficou a Volvo, com participação de 8,6%.

Com relação ao total de 42.712 caminhões atualmente registrados em nome das locadoras de veículos, 48% são da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 32,8%. Também em relação à frota total, a Volvo completa o pódio com 7,7% dos caminhões pertencentes às locadoras no Brasil.

O Brasil tem uma frota circulante de 2,2 milhões de caminhões, mas apenas 1,5% deste total pertence ao mercado de locação. Contudo, esse nicho de negócio demonstra potencial de crescimento. Segundo levantamento da ABLA, em 2023 as locadoras veículos emplacaram 10.211 caminhões, um crescimento de 38,9% sobre as compras de veículos pesados feitas pelas empresas do setor no ano anterior.

Mercado em ascensão

Dessa forma, as locadoras de veículos foram responsáveis por absorver 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil. Conforme a ABLA, isso fez com que o total de veículos pesados no setor de locação tenha chegado a 42.712 unidades (avanço de 19,6% na comparação com 2022).

Conforme o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, a terceirização de frotas de caminhões é uma atividade estabelecida em mercados como os da Europa e Estados Unidos. “No Brasil, começa a avançar tanto em termos de veículos urbanos de carga (VUCs), até os modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta”, acrescenta.

Como regra, os contratos de locação caminhões são longos, com duração de 12, 24 e até 36 meses. Segundo Miguel Júnior, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescer entre as locadoras e as fábricas de caminhões. “O potencial desse tipo de locação é grande e os números apurados pela ABLA mostram que, cada vez mais, nossas expectativas vão se transformando em realidade.” 

Confira um panorama completo sobre o mercado de locação no Brasil na reportagem de capa da edição 520 da revista Transporte Moderno. A revista digital estará no ar em breve.

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Renata Campos, gerente executiva da Scania Locação: “A previsão da empresa é chegar a 300 contratos assinados ainda em 2024. Estimamos que, nos próximos cinco anos, cerca de 20% da frota brasileira seja alugada, mas acreditamos que o ideal seria uma mistura saudável entre veículos próprios e terceirizados”

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