São Paulo ganhará um novo eletroposto neste sábado

A unidade implantada pela Go Electric fica na altura do km 38 da Rodovia Anhanguera, no trevo principal de Cajamar (SP); a proposta é oferecer redução de custos para operadores logísticos

Aline Feltrin

Neste sábado (27), a Go Electric, especializada em soluções de eletromobilidade, vai inaugurar seu segundo eletroposto no país. A unidade fica na altura do km 38 da Rodovia Anhanguera, no trevo principal de Cajamar, região metropolitana de São Paulo.

Segundo o CEO da empresa, Danilo Guastapaglia, essa solução é essencial para empresas que investem em caminhões elétricos e necessitam de mais disponibilidade de recarga rápida do veículo sem ter de investir em infraestrutura própria.

Para avançar em eletropostos, a Go Electric passou a buscar parcerias com transportadoras que desejam reduzir custos. Um dos parceiros é a RN Logística, que tem uma das maiores frotas de veículos elétricos do país.

O CEO, Rodrigo Navarro, conta que esse tipo de solução ajuda a reduzir custos para manter os caminhões elétricos em operação.  Conforme Danilo Guastapaglia, a parceria com transportadores, embarcadores e operadores logísticos, como é o caso da RN, inicia pelo entendimento da necessidade de recarga da frota dessas empresas.

Em seguida, a Go Electric cria um direcionamento da demanda de consumo e da redução de custo operacional.  “Ou seja, à medida que uma empresa absorve mais energia, experimenta uma diminuição progressiva”, explica Guastapaglia.

Foco em redução de custo

Com eletropostos, companhias que investem em caminhões elétricos não precisam ter o custo de implantar sua própria infraestrutura de recarga. Pelos cálculos do CEO da Go Electric, uma estação de recarga lenta, por exemplo, exige um investimento inicial de R$ 10 a R4 15 mil. Por outro lado, um sistema de carregamento rápido (entre uma e duas horas) absorve investimentos de até R$ 400 mil por caminhão.

De acordo com ele, a Go Electric investiu R$ 1,5 milhão no eletroposto de Cajamar que vai atender até oito pontos que carregam simultaneamente. “Nossa perspectiva é de carregar até 40 caminhões por dia, e isso resultará em uma redução ainda maior de custos para todas as operações”, diz.

Terceiro posto em breve

Danilo revelou também que o próximo eletroposto será inaugurado em breve, em Caçapava, no interior de São Paulo, também em parceria com a RN Logística. Seja como for, a meta da empresa é alcançar 20 unidades até o fim do ano.

O primeiro eletroposto Go Electric foi inaugurado em agosto de 2023, fica no km 236, sentido capital, também na Rodovia Anhanguera, em Santa Rita do Passa Quatro, possui dez pistolas de conexão e capacidade total de 524 kw.

LEIA MAIS

Avanço dos veículos elétricos no Brasil já reflete em porto capixaba

Veja também

Por