Brasil financia mais caminhões no 1° tri, diz B3

A alta do número de financiamentos de caminhões novos e usados pode estar ligada ao início do movimento de uma queda de juros e do aumento da oferta de crédito

O financiamento de caminhões somou 62.021 unidades no primeiro trimestre. Com isso, o número de novos contratos aumentou 8,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando os bancos liberaram 57.067 novos créditos

Aline Feltrin

O financiamento de caminhões somou 62.021 unidades no primeiro trimestre. Com isso, o número de novos contratos aumentou 8,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando os bancos liberaram 57.067 novos créditos. Assim, a diferença é de 4.954 unidades. Os dados são da B3 analisados pelo portal Transporte Moderno.

Os resultados de março também ficaram acima na comparação com o mesmo mês do ano passado. Assim, a diferença foi de 4,9% sobre as 21.179 unidades de 2023.

Seja como for os dados consideram operações para a compra de modelos novos e usados. Assim, os dois segmentos apresentaram alta em novos contratos no primeiro trimestre.

Conforme a B3, de janeiro a março, os bancos liberaram 30.129 créditos para financiamento de caminhões novos no período. Assim, 8,1% a mais do que o mesmo período do ano passado, com 27.870.

Da mesma forma, a liberação de crédito para usados ficou acima neste ano. Nos primeiros três meses foram 31.892. Alta, portanto, de 9,2%.

CDC é a linha mais procurada

A alta do número de financiamentos de caminhões novos e usados pode estar ligada ao início do movimento de uma queda de juros e do aumento da oferta de crédito. A economista e sócia-diretora da consultoria MB Associados, Tereza Fernandez, havia dito no início do mês que essa mudança poderia favorecer o ambiente de novos negócios para a compra de veículos. “No acumulado dos 12 meses observamos aumento de 15,5% na aprovação de créditos”, analisou.

Seja como for, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é a linha de crédito mais procurada no mercado brasileiro. Assim, o primeiro trimestre teve 51.885 operações realizadas, sendo 25.126 para caminhões novos e 26.759 para usados. 

LEIA MAIS

Gustavo Bakai, diretor de serviços financeiros do Iveco Group: “Estamos otimistas neste ano por causa da expectativa de queda na Selic e do ambiente macroeconômico mais equilibrado, e acreditamos que o CDC será o produto mais competitivo em 2024″

Veja também