Cummins Meritor anuncia produção local da carcaça de eixo para caminhões elétricos

A carcaça do MS-120, eixo desenvolvido para caminhões e ônibus, também é utilizada
na versão ECO – Electric Compatible – para equipar veículos elétricos

Com a estratégia de nacionalizar gradativamente o seu portfólio de produtos e fortalecer a sua unidade brasileira de negócios, a Cummins Meritor, fabricante de eixos e sistemas de drivetrain, anunciou que a carcaça do eixo para caminhões, ônibus e veículos elétricos, o MS-120, será feita na fábrica de Osasco, em São Paulo.

Em nota, o gerente geral da Cummins Meritor para a América do Sul, Kleber Assanti, explica que, com a produção local, será possível ampliar o portfólio para atender às demandas dos clientes. Segundo o executivo, o aumento do conteúdo nacional também contribuirá para acessar o Finame, modalidade de financiamento do BNDES que exige a nacionalização de, pelo menos, 60% do veículo para conceder crédito. “Além disso, não haverá complexidades que ocorrem durante a importação e ajudará a fortalecer a indústria nacional.”

Outra vantagem, segundo a empresa, será a agilidade na entrega da peça para atender as montadoras e o mercado de reposição na região. Isso irá contribuir também para reduzir o custo total de operação para o cliente final. Para a nacionalização deste componente, a Cummins Meritor investiu na aquisição de novos ferramentais de usinagem e instalações mais modernas na linha de produção de carcaças.  

A carcaça do MS-120, agora nacional, também é utilizada na versão ECO (Electric Compatible), eixo desenvolvido pelo time de engenharia brasileiro para equipar veículos elétricos. Este modelo traz rolamentos de classe especial para o diferencial, sistema de juntas mais robustas em função das características críticas do motor elétrico, como torque e rotação. O eixo elétrico da Meritor equipa o Volkswagen e-Delivery, caminhão elétrico da montadora de origem alemã, o primeiro a ser fabricado em grande escala no país.

LEIA MAIS

Kleber Assanti é o novo gerente-geral da Cummins Meritor para América do Sul
Cummins Meritor anuncia nacionalização de coroa e pinhão do eixo premium MT-610

Veja também

Por