Em nova fase, chinesa Foton faz sua maior venda de caminhões para um único cliente

Depois de passar a atuar como subsidiária da sua matriz chinesa, a Foton faz uma venda de 45 caminhões para transportadora do Sul do Brasil

Redação

A chinesa Foton – uma das principais fabricantes de caminhões do país asiático – anunciou sua maior venda em volume para um único cliente no Brasil. A revenda Vetrasa, de Cascavel (PR) realizou a comercialização de 45 unidades do caminhão médio Aumark S 1217 para a Transportes Maroso que tem atuação no Sul do Brasil.

A venda ocorre pouco tempo depois de a Foton anunciar uma nova fase no mercado brasileiro. A empresa, que já vendia por aqui por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. Portanto, o cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico.

A Foton produz desde caminhões mais leves até os pesados. Porém, no Brasil a estratégia é oferecer caminhões mais leves que rodam em áreas urbanas. São quatro modelos vendidos por sua rede de 30 concessionárias distribuídas em dez estados brasileiros. A meta, no entanto, é inaugurar novas lojas.

Mais de uma década de tentativas

Por enquanto, a montadora ocupa a oitava posição do ranking de vendas no primeiro bimestre do ano. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 44 unidades emplacadas, o que representa participação de 0,27% no mercado. Em 2023, a marca vendeu 247 caminhões, ou seja, uma fatia de apenas 0,24%.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

LEIA MAIS

Novas cotas de consórcio para caminhões devem aumentar 15% em 2024, aponta ABAC
Patrulhas motorizadas do porto Itapoá serão feitas por veículo elétrico
Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos

Siga a Transporte Moderno no Instagram

Veja também