Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos

De 2006 a 2023, o crescimento da carga transportada por ferrovia foi de 64%, de acordo com o relatório da ANTF; já no ano passado, foram 530,6 milhões de toneladas transportadas

No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens, de acordo com o relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).A entidade informa que esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, segundo o relatório, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões de toneladas úteis. Esse foi o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis. Quanto ao transporte por trilhos de minério de ferro, verificou-se uma evolução positiva de 4,95% no acumulado (de janeiro a dezembro de 2023) em comparação ao mesmo período de 2022.

Parcerias –

Em nota, a Casa Civil atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Segundo a pasta, a combinação de investimentos públicos e privados permite a melhoria da malha ferroviária.

Entre as principais realizações, a Casa Civil citou a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). A pasta também lembrou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

O governo também cita o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Além disso, as parcerias público-privadas, ressaltou o ministério, liberarão recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.

Sustentabilidade-

O relatório também destaca que o aumento da produção ferroviária ocorre diante da busca constante
por maior eficiência energética (3,33 litros de diesel por mil TKU em 2023) e maior segurança (IAF igual a 10,46 acidentes por milhão Trem x Km). Em 2023, a operação ferroviária de carga apresentou uma redução de 6,6% no número de acidentes, quando comparado ao ano de 2022.

Com informações da Agência Brasil.

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