Márcia Pinna Raspanti
A JWM Soluções Logísticas vai iniciar, em cerca de 30 dias, o transporte com dois veículos urbanos de carga (VUC) da JAC para a ABB, empresa especializada em carregadores elétricos. A JWM, que se encontra em uma fase de transição para o mercado de logística, tem um forte ligação com as práticas ESG desde a sua fundação há cerca de 30 anos, e tem investido em veículos movidos a energia limpa. A JWM antecipou para a Transporte Moderno as novidades que vai levar à Intermodal South América.
“O ESG está enraizado em nossa companhia, muito antes de receber esse nome. As boas práticas vêm de uma cultura presente desde o início de nossas operações. Já temos dois VUC elétricos em nossa frota, que irão iniciar um projeto-piloto com uma companhia de aviação, logo após a Intermodal. Inclusive um dos veículos estará em exposição. E vamos adquirir mais dois para um novo projeto com a ABB, que transporta carregadores elétricos. A previsão é iniciar as operações em 30 dias”, conta Ygor Marinelli, diretor financeiro e administrativo da JWM Soluções Logísticas.
A empresa também conta com um veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV) em sua frota, fabricado pela Scania. “Esses projetos precisam ser muito bem planejados, a ‘quatro mãos’ com o cliente. É um tipo de campanha customizada que agrega valor à marca do cliente. A infraestrutura e a limitação da autonomia desses veículos, elétricos e a gás, demandam um programa muito bem pensado”, comenta Marinelli.
O executivo destaca que esse tipo de parceria sustentável é vista com “bons olhos” pelas empresas. “Mesmo com um custo maior, os modelos movidos a energia limpa agregam valor às operações. Os elétricos se adaptam bem às entregas urbanas. E as operações com os modelos a gás se desenvolvem melhor nas regiões sudeste e sul, devido à maior infraestrutura. Temos uma boa quantidade de postos nessas regiões, mas, por vezes, temos problemas com a vazão das bombas que são voltadas para automóveis.”
A JWM tem uma frota própria de 100 equipamentos, entre modelos utilitários, caminhões e implementos. “Nossa frota é voltada para cargas excedentes, operações dedicadas e transporte no segmento químico. E contamos também com cerca de 500 motoristas agregados, todos dentro dos nossos padrões de operação”, informa Marinelli.
A JWM recebeu várias certificações como: SASSMAQ, certificação ISO 14001 e certificação ISO 45001. E em breve, a empresa receberá a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) por parte da Receita Federal, em relação à segurança da cadeia produtiva de operador logístico. A empresa também vai aderir ao Pacto da ONU, comprometendo-se com oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Crescimento –
(Ygor Marinelli)
De acordo com o executivo, a receita bruta da JWM cresceu 34% em comparação a 2022, e houve forte investimento em cultura de governança corporativa. Além disso, o volume de notas fiscais transportadas aumentou de R$17 bilhões em 2022 para R$ 23 bilhões em 2023, e o total de toneladas transportadas praticamente dobrou durante o mesmo período.
Para 2024, a expectativa é uma expansão de 25%. “É uma expectativa mais conservadora, pois acreditamos em crescimento sustentável. Temos operações muito dinâmicas, como no setor de aviação, e é preciso estruturar as equipes e ter um planejamento rigoroso. Não somos o tipo de empresa que busca ‘abraçar o mundo’”, diz Martinelli. A empresa pretende fazer seu IPO futuramente.
Localizada estrategicamente na cidade de Guarulhos, em São Paulo, conta com infraestrutura completa dedicada para armazenamento e manuseio de carga, com um amplo espaço de 12 mil m² que abrange um galpão geral coberto de 3 mil m² e uma área externa de 7,5 mil m², além do prédio administrativo e a Torre de Controle de cargas. “Planejamos abrir um armazém na região de Jundiaí ou aos arredores, com 25 mil m² de área, sendo seis mil de galpão com pé direto de 12 metros. É uma posição estratégica para atendimento no setor de armazenagem de cargas no segmento principalmente de energia”, informa o diretor. A meta é implementar o novo armazém em, no máximo, dois anos.
A JWM levará à Intermodal South America seu sistema de Torre de Controle. A solução permite o acompanhamento de operações em full time e intervenção imediata no caso de qualquer intercorrência. Isso pode ser realizado por meio de um aplicativo, desenvolvido para a empresa. Os serviços de rastreamento incluem ainda um rastreador híbrido (Satelital/GSM) de tecnologia Sascar e uma ferramenta de telemetria.
“Temos uma torre de controle para o gerenciamento de risco dos nossos veículos. Nossa frota conta com câmeras interna e externa, sensor de fadiga, e a torre capta todas as informações para fazer a gestão da frota. Temos outra para um cliente na área de aviação, que faz inclusive o gerenciamento de peças. A intenção é mostrar esse case e disponibilizar essa solução para outros clientes, principalmente nos setores químico e de energia”, afirma Marinelli.