Sonia Moraes
A Azul Cargo está confiante em manter o ritmo de crescimento no mercado doméstico e internacional neste ano, mesmo com o cenário desafiador. “No início de 2024, a demanda por transporte aéreo de carga deve-se manter nos mesmos patamares do primeiro trimestre de 2023”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo em entrevista exclusiva para a Transporte Moderno.
Em 2023, a Azul Cargo liderou a movimentação de carga e correio no mercado brasileiro, com 144,4 mil toneladas transportadas, 4% superior às 138,8 mil toneladas de mercadorias que levou em 2022, e a sua participação foi de 32,5% no setor, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A diretora da Azul Cargo atribuiu o bom desempenho alcançado em 2023 ao fato de a empresa realizar operações logísticas pelo Brasil e não fazer somente o transporte da carga do ponto A ao ponto B. “Também contribuíram com o desempenho a nossa frota que é diversificada e tem capilaridade – a maior do país –, chegando a vários destinos, inclusive internacionais”, comenta Reis. “Outro fator importante foi a parceria com grandes empresas do e-commerce para a entrega de pacotes, impulsionando os resultados.”
Mesmo com o saldo positivo, o volume transportado no passado ficou abaixo da meta da Azul Cargo que era de aumentar em mais de 20% o volume de carga transportada em 2023. A diretora não considera esse fato preocupante e esclarece que a meta precisa ser sempre ambiciosa, independente dos desafios do mercado. “Tivemos um crescimento no total de cargas transportadas e seguimos como líder no mercado doméstico. Neste ano estamos focados em atingir novos patamares e expandir ainda mais a operação”, revela Reis.
A Azul Cargo transporta diferentes tipos de cargas, algumas até inusitadas, como instrumentos musicais, frutas, atum, sêmen bovino, remédios, entre outros. Os produtos que tiveram mais destaque em 2023 no mercado doméstico foram os relacionados ao e-commerce. No mercado internacional, as cargas mais transportadas foram perecíveis e calçados. Na importação, os produtos que tiveram maior demanda são componentes eletrônicos, vestuário e maquinários, além de peças aeronáuticas.
Atualmente 25% das operações de cargas da Azul Cargo são feitas em cargueiros, enquanto 75% nos porões das aeronaves. Em sua frota de aviões cargueiros a empresa conta com dois Boeing 737-400F, duas aeronaves classe F Embraer E195 (reversíveis), três Cessna Grand Caravan (reversíveis) e cinco ATR 72-600 (reversíveis). Os aviões reversíveis podem ser reconfigurados novamente para o transporte de passageiros.
Expansão –
Para 2024, está nos planos da companhia a implantação de soluções logísticas e novos serviços para seus clientes, com foco em cumprir os níveis de serviços Service Level Agreement (SLA). É um contrato que estabelece os direitos e as obrigações entre contratado e contratante, visando alinhar expectativas e garantir o cumprimento da qualidade, da quantidade, os prazos e de outros aspectos relevantes de um acordo.
“Também estamos investindo em infraestrutura, automação e no digital”, revela a diretora e destaca que a Azul Cargo Express, assim como a Azul Linhas Aéreas, está sempre de olho no mercado e possui plano de constante renovação da frota. “No momento, existem conversas com alguns clientes para novos projetos envolvendo cargueiros”.
A executiva lembra que em 2023 a Azul Cargo lançou no primeiro semestre o serviço Especial, destinado ao transporte de cargas que necessitam de prazos e cuidados diferenciados, como flores, materiais radioativos e até mesmo de restos mortais. E hoje oferece o serviço Premium, dedicado aos clientes que precisam de entregas urgentes, considerando prazos até 24 horas. “Com essa opção é possível deixar uma encomenda no aeroporto até duas horas antes do voo, garantindo sua retirada no aeroporto de destino ou sua entrega no local combinado para endereço de entrega”, afirma Reis.
Com o serviço Express, a empresa assegura a entrega de volumes com as mesmas especificações em até 48 horas, abrangendo mais de cinco mil cidades e oferecendo a opção de retirada e entrega porta a porta. “Em 2023, chegamos ao patamar mensal de 1,2 milhão de pacotes entregues ao cliente final com shipping time (tempo de entrega) de 1,8 dias no Brasil”, informa Reis.
A diretora destaca ainda que em 2023 a Azul Cargo seguiu sua expansão e chegou a 300 lojas, além de alcançar o marco de cinco mil cidades atendidas no território nacional. Esse número representa 90% dos municípios e uma cobertura equivalente a 96% da população.
Hoje, a rede Azul Cargo Express conta com mais de 320 lojas no Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de cinco mil munícipios brasileiros, além de todo o território dos Estados Unidos e Portugal. “Neste ano a Azul seguirá com a estratégia agressiva para a expansão de lojas em todo o Brasil, a fim de consolidar ainda mais sua participação no mercado doméstico, atendendo mais a população com o transporte aéreo, além de oferecer mais opções para diversos municípios, inclusive em regiões remotas do país”, afirma a diretora.