Mercado de caminhões ainda tenta se adaptar à introdução do Euro 6

O segmento foi o único do setor automotivo a registrar retração no acumulado de janeiro a setembro, de acordo com o levantamento da Fenabrave

De acordo com levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em setembro, os emplacamentos de veículos tiveram queda de 5,4%, na comparação com agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2022, houve alta de quase 4,8%. Com isso, no acumulado ano, considerando janeiro a setembro, o setor registra crescimento de 12,5%, com números positivos em quase todos os segmentos, com exceção do mercado de caminhões.

De acordo com a entidade, os emplacamentos de caminhões permanecem em movimento de ajuste de mercado, devido à introdução do Euro 6. “O segmento veio de dois anos muito positivos, mas o crédito restrito e o ajuste de preços dos novos modelos afetou o desempenho do mercado. Ao menos, tivemos evolução nos emplacamentos diários na comparação com agosto” , afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Em relação a agosto de 2023, o mercado de caminhões registrou queda de 5,83% em setembro; na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração foi de 23,84%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, os emplacamentos de caminhões recuaram 17,53%.

Implementos –

Os emplacamentos de implementos rodoviários mantêm ritmo positivo ao longo do ano. “Apesar da oscilação de caminhões, segmento que costuma apresentar resultados equivalentes, os implementos apresentam números positivos e consistentes ao longo de 2023, mostrando que haverá um descolamento maior de caminhões este ano, em função de uma renovação de frota que não ocorreu em 2022” , analisa Andreta Jr.

Com relação ao mês anterior, o mercado de implementos recuou 8,84% em setembro. Já em comparação a setembro de 2022, houve crescimento de 5,83%. No acumulado do ano, também houve avanço de 4,84% nos emplacamentos.

Veja também

Por