Kibon inclui 20 veículos elétricos nas suas operações logísticas

A marca de sorvetes prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO2 com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos, e inicia o processo com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos em 2023

A Kibon, que pertence a Unilever, começou a investir em mudanças nas suas operações logísticas, iniciando a substituição progressiva da sua frota de caminhões para veículos de energia limpa, atingindo as rotas metropolitanas de todos os seus centros de distribuição até 2026. Para identificar os veículos elétricos, a marca criou um design inspirado no desenho feito pelo filho de uma de suas colaboradoras.

A Unilever tem trabalhado com o objetivo de reduzir 40% de sua emissão de CO² até 2030 e de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Para Kibon, com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos – iniciando com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos já em 2023 – a marca prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO².

“Temos o compromisso público e global de impacto ambiental positivo, promovendo diversas iniciativas, programas e operações ‘verdes’ nas nossas marcas. 98% das emissões de CO² em nossa logística são provenientes do transporte, por isso Kibon intensificou a presença de veículos elétricos em substituição de veículos a combustão. A ampliação gradual de veículos elétricos é parte de um ecossistema de ações sustentáveis. Essa renovação manterá a excelência de Kibon também na área logística reconhecida de maneira mais sustentável”, explica Luiz Henrique Dente, líder de sorvetes da Unilever Brasil.

O primeiro Centro de Distribuição Kibon a receber as versões de carros elétricos é o de Taboão da Serra, que passa a ter cinco veículos de energia 100% limpa na frota, e outros 15 devem ser incorporados nas frotas de CDs do país até o fim do ano. O objetivo é que, em 2026, todos os Centros de Distribuição da marca de todo o país tenham veículos elétricos em suas frotas, além de unidades para carregar os automóveis, que têm autonomia de até 250 km com carga total.

“Toda mudança sustentável é um processo que precisa de tempo e empenho, e nós estamos comprometidos com essa iniciativa. Para vocês terem uma ideia, a implementação de 20 veículos elétricos já equivale à preservação de 12.725 árvores. É mais um avanço no sentido da descarbonização, que faz parte da nossa agenda ESG – que permeia todo o modelo de negócio da Unilever –, pois sabemos que para atingir nosso propósito de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia em toda a cadeia, precisamos estar verdadeiramente preparados para o futuro: nos tornando cada vez mais rápidos e flexíveis para nos anteciparmos às mudanças que estão moldando a indústria”, afirma Suelma Rosa, Head de reputação e assuntos corporativos para América Latina e Brasil da Unilever.

Desenho –

Maria Goes, que atua como coordenadora de Customer Experience da marca participou do desafio interno da área de supply chain para criar a arte que iria estampar os novos caminhões, trazendo elementos importantes de descarbonização. O desenho, feito por Maria ao lado do filho Bernardo, de oito anos, foi o escolhido e, com base nele, a agência Brocco desenvolveu a comunicação que estampará a nova frota de Kibon.

 “Temos o hábito de desenharmos juntos e o Bernardo desde cedo absorveu a importância de preservação do meio-ambiente, expressando no papel suas ideias de um mundo melhor. Acredito que o desenho foi premiado porque traduz sustentabilidade na visão de duas gerações: a minha, que viu a necessidade de revermos condutas e comportamentos para o bem do meio-ambiente, e a dele, que terá a oportunidade de aperfeiçoar jornadas positivas já iniciadas, contou a colaboradora.

Veja também

Por