Volkswagen prevê mercado de caminhões menor em 2023

A estimativa da empresa é de retração de 11% nos volumes por causa do início da produção dos modelos Euro 6, que deve começar de forma lenta até chegar ao patamar ideal de estabilidade

Sonia Moraes

A Volkswagen Caminhões e Ônibus trabalha com perspectiva de retração de 11% para o mercado de caminhões em 2023, a mesma projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Essa queda não está relacionada a um momento ruim do mercado, à mudança de governo, economia ou agricultura, mas ao processo de aceleração da produção dos novos modelos Euro 6. Como o volume do primeiro trimestre vai ser menor do que no último trimestre do ano passado haverá pouco tempo para recuperar a perda de produção do ano”, disse Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em entrevista exclusiva para a Transporte Moderno.

Na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, a Volkswagen já iniciou a produção dos 45 novos caminhões Euro 6. Apesar da jornada em dois turnos, o volume está menor do que no último trimestre do ano passado. “Estamos em uma fase de ramp-up, colocando um veículo na linha de montagem a cada semana até chegar ao patamar ideal de estabilidade, que deverá ser alcançado no segundo trimestre deste ano”, revelou o vice-presidente de vendas.

Alouche prevê que no primeiro trimestre pode haver falta ou excesso de determinados produtos, até o mix se adequar. “Essa é uma peculiaridade que vai acontecer não somente com a Volkswagen. No início, é lenta a produção dos modelos Euro 6 e, até chegar ao patamar adequado, leva um tempinho, mas o programa de produção está dentro do planejado”.

Até março também haverá desafios, e o volume de emplacamentos de fevereiro até maio ou junho será baixo por causa dessa transição de Euro 5 para Euro 6. “Como a produção de caminhões começou em janeiro, até o veículo ficar pronto, ser entregue para o cliente e emplacado, demora de 60 a 90 dias. Então, esse gap terá reflexo nos próximos meses”, esclareceu Alouche. “A queda de volume não apareceu nos resultados de janeiro porque o emplacamento é referente aos caminhões vendidos no ano passado.”

A morosidade na produção dos caminhões Euro 6, segundo Alouche, deve-se também à complexidade dos novos modelos, que têm mais componentes e os fornecedores ainda não estão habituados com o novo padrão de produção. “Na Volkswagen, a linha de caminhões Euro 6, que foi lançada na Fenatran, recebeu alterações não somente para atender a legislação de emissões, aproveitamos a mudança para oferecer mais solução ao cliente, incluindo mais tecnologia, robustez, conforto, economia de combustível e redução de custo de manutenção. Os novos modelos já têm demanda de clientes do setor de distribuição, bebidas, logística e locação.”

Liderança –

Em 2022, apesar das dificuldades com a falta de microchips e uma infinidade de outros componentes, a empresa encerrou o ano na liderança no mercado de caminhões. “Foi um ano de grandes desafios, com muito impacto por causa da falta de componentes, e, por causa da produção limitada, a Volkswagen não conseguiu atender a grande demanda do Meteor, mas terminou o ano com 27% de participação no mercado de caminhões e quatro pontos à frente do segundo colocado.”

Alouche também atribuiu a conquista do primeiro lugar às várias ações que a empresa colocou em prática ao longo do ano passado. “Aprimoramos a nossa loja de veículos usados que fica em Limeira (SP), a VW Confia, que se fortaleceu e, em 2023, está preparada para fazer a diferença no segmento de caminhões usados, principalmente ajudando a concluir as negociações estratégicas com grandes clientes, absorvendo o caminhão usado e entregando os novos modelos Euro 6”, revelou.

A empresa também lançou serviços diferenciados no mercado em 2022, como o VW Truck Rental (serviço de locação de caminhões) e o consórcio nacional Maggi VWCO, que já tem 1,2 mil cotas vendidas, recorde absoluto, segundo Alouche. Ainda há a plataforma com 23 serviços diferenciados para atender o cliente, desde pesquisa on-line, atendimento por meio do QR Code, aprimoramento do RIO e monitoramento de frotas.

Com o estoque de veículos zerado e em processo de ramp-up, a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou 2023 em segundo lugar no mercado de caminhões.

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