Aeroporto de Guarulhos movimenta 310,8 mil toneladas de carga em 2022

Em dezembro, cerca de 12,2 mil toneladas de cargas movimentadas referem-se às importações e 106 toneladas de cargas foram processadas por meio das importações nos armazéns couriers

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou o transporte de 310,8 mil toneladas de carga de janeiro a dezembro de 2022. Só em dezembro, o Terminal de Cargas (Teca) registrou a movimentação de cerca de 23,7 mil toneladas de produtos referentes à carga internacional operada no terminal, entre importação e exportação. Cerca de 12,2 mil toneladas de cargas movimentadas referem-se às importações, sendo 106 toneladas de cargas processadas por meio das importações nos armazéns couriers. Por sua vez, a exportação totalizou 11,5 mil toneladas movimentadas, sendo 193 toneladas processadas nos armazéns de couriers. Os volumes movimentados pelos correios e as cargas domésticas não estão incluídos no levantamento.

O GRU Cargo oferece o novo procedimento de Transshipment, regulamentado pela portaria local ALF/GRU Nº 46, no qual cargas procedentes do exterior são amparadas por conhecimentos de carga do tipo HAWB (House Air Waybill), com passagem pelo GRU Airport e posterior embarque em voos internacionais.

O armazenamento das cargas será feito em área segregada e autorizada pela Receita Federal. Os agentes de carga interessados na operação devem solicitar autorização ao órgão e podem consultar o site da concessionária para obter outras informações.

O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil – fica em uma área de aproximadamente 100 mil m² – e conta com o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.

Veja também

Por