Luiz Mari, diretor de pesquisa & desenvolvimento da Prometeon para as Américas: “Trabalhamos diariamente para o desenvolvimento de novos produtos e métodos produtivos que levem não apenas ao ganho financeiro e à eficiência, mas também ao respeito pelas melhores práticas socioambientais”

“O Fórum Transporte Sustentável é uma grande oportunidade para apresentarmos um pouco das novas tecnologias que a Prometeon vem trabalhando e das tendências no segmento de pneus que contribuem para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO² na atmosfera”, afirma o executivo

Transporte Moderno – Como a Prometeon encara as questões ligadas à sustentabilidade? É possível aliar sustentabilidade aos ganhos econômicos? 

Luiz Mari – Com muita responsabilidade. Para a Prometeon, sustentabilidade é um dos seus pilares mais importantes. Trabalhamos diariamente para o desenvolvimento de novos produtos e métodos produtivos que levem não apenas ao ganho financeiro e à eficiência, mas também ao respeito pelas melhores práticas socioambientais do mercado. Definitivamente é possível aliar sustentabilidade com ganhos econômicos, mostramos isso sistematicamente e fazemos questão de estar nesta luta para entregar produtos melhores e mais eficientes e, ao mesmo tempo, que garantam um mundo melhor para as próximas gerações. 

Transporte Moderno – Quais as principais ações da empresa neste campo? 

Luiz Mari – Desde 1999, a Prometeon trata e recicla os efluentes industriais em uma moderna estação de tratamento na sua planta em Gravataí (RS). Cerca de 70% destes efluentes são reutilizados nos processos industriais, o que garante menor necessidade de captação de novos recursos naturais. Além disso, cerca de 98% dos resíduos gerados no local são integralmente reciclados. Internamente, temos campanhas para conscientização contra o desperdício de água e o reuso nos banheiros nos ajudam a atingir marca de 22 milhões de litros de água potável por ano de economia. 

Quando pensamos em Santo André (SP), medidas similares foram tomadas resultando na queda drástica na quantidade de água captada, cerca de 465 m³/mês. Ao somar os 1.885 m³/mês em Gravataí, a economia é de 28 milhões de litros por ano em ambas as fábricas. Além disso, estamos investindo em monitoramento online das emissões atmosféricas por meio de sistemas, antecipando necessidades sobre o sistema de filtragem do ar, emitindo alertas para paradas programadas de manutenção e parada de máquina, no caso de leitura superior ao limite máximo estabelecido. São muitos esforços feitos pela Prometeon e, claro, precisamos destacar a nossa participação na ReciclANIP, uma das maiores iniciativas de logística reversa do mundo. 

Pensando de forma institucional, temos um comitê corporativo em ESG, que trabalha especificamente mantendo a harmonia entre todos os pilares do negócio, sendo eles: dimensão social, dimensão ambiental, dimensão econômica, governança e ética. Nas reuniões são analisados os indicadores de desempenho utilizados mundialmente, como, por exemplo, emissão de CO2, pegada hídrica, cuidado no esgotamento de recursos naturais, e medidas são tomadas para garantir sempre o menor impacto possível para a natureza nos locais onde a Prometeon possui operação. Isso tudo permite uma produção diária limpa e com mínimo impacto de pneus que ajudam a alimentar e transportar o Brasil. 

Transporte Moderno – Como a indústria automotiva pode realmente contribuir para fomentar as ações em ESG no Brasil? 

Luiz Mari – Acreditamos que trabalhando diariamente para melhorar os processos e produtos, buscando maior eficiência, menor desperdício no consumo de recursos minerais. Além disso, a consolidação de parcerias em todos os elos da cadeia produtiva permite criarmos ações compartilhadas minimizando os impactos socioambiental. Outra importante ação é o trabalho que realizamos no desenvolvimento de materiais inovadores de fontes renováveis, que além de contribuir no aspecto ambiental, possibilitam uma forte interação com as comunidades ao entorno desta cadeia de fornecedores.      

Transporte Moderno – A Prometeon tem feito lançamentos de produtos com foco em sustentabilidade? 

Luiz Mari – Nossos produtos são fruto de investimentos na área. Graças ao esforço que fazemos em eficiência, novas tecnologias e processos produtivos, entre outros, conseguimos entregar pneus extremamente eficientes para os mais diferentes segmentos. Com a ajuda significativa da nossa capacidade de reformas e o pacote de serviços para manutenção destes pneus, o resultado é um produto no mercado que entrega muito para o seu proprietário e que, no final da sua vida, ainda será reciclado. 

Transporte Moderno – Quais as perspectivas da companhia para este ano? 

Luiz Mari – Com pouco mais de um mês para terminarmos o ano, podemos dizer que, apesar de um ano desafiador, foi um ano de grandes conquistas para a Prometeon, em que tivemos, além do lançamento de novos produtos, também grandes aportes de investimento. Foi o caso da segunda fase de investimento para o aumento da capacidade produtiva da linha Agro Radial no Brasil, assim como o investimento em nosso Test Center Latam, com destaque para a nova máquina que nos permitirá fazer de forma ainda mais moderna e precisa a avaliação de resistência ao rolamento, que está diretamente relacionada à eficiência energética, estando prevista a instalação ainda este ano. Outro ponto importante, ainda dentro do âmbito do Test Center, é a acreditação que estamos buscando do nosso laboratório junto ao Inmetro prevista para ocorrer em dezembro próximo. Com isso, a Prometeon assegura seu compromisso com o Brasil e de continuar investindo acreditando em nosso país. 

Transporte Moderno – Qual a importância de eventos como o Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística? 

Luiz Mari – O Fórum Transporte Sustentável é uma grande oportunidade para apresentarmos um pouco das novas tecnologias que a Prometeon vem trabalhando e das tendências no segmento de pneus que contribuem para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO² na atmosfera. Além disso, o fórum é uma oportunidade para nos conectarmos aos demais colegas palestrantes, potenciais projetos de desenvolvimento e parcerias entre empresas do setor automotivo. Acredito muito que o segredo do sucesso está no trabalho em conjunto entre empresas, comunidade e o setor público.   

Transporte Moderno – O senhor acredita que as experiências de companhias, como da própria Prometeon, podem inspirar as empresas do setor a ter maior engajamento nas políticas ESG? 

Luiz Mari – Sem dúvida alguma. Acredito que essa seja uma condição básica para uma empresa se manter no mercado. O compromisso com boas práticas ambientais, sociais e de governança é uma realidade pela enorme importância e relevância que representa e já começa a produzir resultados positivos para todos nós. 

Veja também

Por