Mercedes-Benz Trucks apresenta caminhões elétricos para setor de construção

Juntamente com o Grupo Paul, especialista em adaptação de veículos, a Mercedes-Benz Trucks também apresenta o protótipo do Arocs elétrico a bateria com betoneira elétrica da Liebherr-Mischtechnik em feira do setor de construção na Alemanha

Na Bauma, em Monique, a principal feira da indústria da construção do mundo, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações em canteiros de obras. No estande da marca estará o protótipo conceito do eActros LongHaul com tomada de força elétrica da Meiller; o eActros 300 com solução basculante eletrificada da Meiller; e o protótipo do Arocs elétrico a bateria com betoneira elétrica da Liebherr-Mischtechnik, projetado em conjunto com o Grupo Paul.

Cerca de um quinto dos caminhões Mercedes-Benz vendidos na Europa destina-se ao segmento de canteiros de obras, que é o segundo segmento de mercado mais importante para a fabricante, vindo logo após o de transporte de longa distância. Portanto, ele desempenha um papel especial na eletrificação dos caminhões de transporte.  Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO² na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da EU-30.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, afirma que a empresa está trabalhando em um portfólio totalmente neutro em CO². “Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e encarroçadoras são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas.”

Stina Fagerman, head de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks, comenta que os veículos de canteiro de obras, como betoneiras, estão entre as aplicações que mais consomem energia, tanto devido aos materiais transportados quanto à operação dos implementos. “Muito CO² pode ser economizado pela eletrificação total. Ao mesmo tempo, os veículos elétricos de baixo ruído podem contribuir significativamente para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas. A pressão social e política sobre nossos clientes é significativa. Queremos ser uma empresa parceira confiável para a transformação.”

O eActros LongHaul agora pode ser visto em uma aplicação de construção orientada para estradas na bauma em Munique. Para isso, a fabricante de carrocerias basculantes Meiller, com sede em Munique, desenvolveu, em cooperação com a Mercedes-Benz Trucks, uma tomada de força elétrica que permite a operação eficiente de equipamentos de trabalho hidráulico, como semirreboques basculantes ou reboques de piso deslizante.

O sistema desenvolvido para o eActros LongHaul, apresentado como protótipo na Bauma, tem uma potência contínua de 58 kW. Na produção em série, a tomada de força elétrica deverá gerar significativamente mais energia. O torque é de 300 Nm. O sistema combina o inversor, o motor elétrico, a unidade de controle e o sistema hidráulico de semirreboque basculante usual em um design adaptado ao veículo para caber atrás da cabina. Este acionamento auxiliar elétrico converte a corrente contínua da rede de alta tensão em corrente alternada usando o inversor. Ele aciona um motor elétrico adicional, que por sua vez aciona a bomba hidráulica para fornecer energia hidráulica para operar o reboque.

O design compacto do sistema também permite que o eActros LongHaul seja operado com reboques padrão – uma grande vantagem para empresas de transporte que usam o veículo para uma ampla variedade de aplicações. Isso torna o caminhão elétrico adequado para entregas em canteiros de obras e pode substituir as soluções anteriores de acionamento a diesel, tanto em termos de transporte quanto de tomada de força.

O Arocs é o caminhão de construção particularmente robusto e durável da Mercedes-Benz Trucks para trabalhos difíceis. No futuro, também estará disponível como um veículo elétrico a bateria. Numa primeira fase, isto será implementado através de uma colaboração entre a Mercedes-Benz Trucks e o Grupo Paul, que segundo as suas próprias declarações, é um dos líderes de mercado europeu na área da construção de veículos especiais.

A empresa está eletrificando os caminhões, entregues pela Mercedes-Benz Trucks da fábrica de caminhões Wörth, em sua sede em Vilshofen, perto de Passau, na Alemanha, com um trem de força elétrico. O Grupo Paul optou por uma solução de motor central eletrificado. Desta forma, os eixos planetários do Arocs testados e comprovados podem continuar a oferecer a distância ao solo e a mobilidade fora de estrada necessária para utilização em canteiros de obras.

O protótipo do Arocs elétrico a bateria 8×4 com cabine M ClassicSpace apresentado pela primeira vez na Bauma, em Munique, está equipado com a carroceria ETM-905 da Liebherr-Mischtechnik com um volume nominal de nove metros cúbicos. Ele extrai sua energia das baterias do Arocs através de uma tomada de força. Essa combinação foi escolhida por um motivo. Como os caminhões betoneiras são uma aplicação de uso intensivo de energia, muito CO2 pode ser economizado por meio da eletrificação. Ao mesmo tempo, o veículo de baixo ruído também contribui para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas e residenciais.

O Grupo Paul especifica uma potência contínua de mais de 300 kW e uma potência máxima de mais de 400 kW para o trem de força elétrico do veículo. O Arocs elétrico a bateria pode ser configurado com seis ou sete baterias, cada uma com 60 kWh de energia útil. De acordo com o Grupo Paul, são possíveis autonomias de mais de 200 quilômetros.

Além do eActros LongHaul, a Mercedes-Benz Trucks também exibe o eActros 300, lançado anteriormente no mercado, na bauma deste ano, como uma versão para aplicações de construção voltadas para rodovias.

A Mercedes-Benz Trucks já equipa há vários meses o eActros, lançado em série em 2021, para distribuição pesada com a tomada de força elétrica adequada. Agora, a Mercedes-Benz Trucks instalou a tomada de força elétrica “eWorX” desenvolvida pela ZF, juntamente com um guindaste eletrificado da Miller, em um eActros. O sistema eWorX da ZF converte a energia elétrica do veículo em energia mecânica no eixo para acionar a bomba hidráulica para operar o implemento.

A bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX usando uma interface de corrente contínua. O motor elétrico eWorX, por sua vez, aciona a bomba hidráulica do guindaste MEILLER. Portanto, não é necessária uma conexão mecânica ao motor de tração. O eWorX garante uma comunicação suave entre o caminhão elétrico e o implemento por meio de uma interface de barramento CAN.

O eActros, apresentado com o guindaste Meiller, é adequado para o transporte de contêineres. Permite a operação do sistema hidráulico de acordo com as necessidades graças ao sistema eWorX ZF. A bomba só funciona quando a carroceria é movida. Isso evita o consumo desnecessário de energia. Além disso, não há emissões de ruído de um motor de combustão.

Para o eActros 300, a Mercedes-Benz Trucks conta com um trem de força elétrico na forma de um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. As baterias consistem em três conjuntos de baterias, cada um oferecendo uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. Com três baterias, o eActros 300 tem uma autonomia de até 300 quilômetros. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW: as três baterias do eActros 300 precisam de pouco mais de uma hora em uma estação de recarga rápida DC padrão, com uma corrente de carregamento de 400 A, para serem carregadas de 20% a 80%.

Os recursos de segurança incluem o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico do Veículo) externo de acordo com os requisitos legais; o Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem) de quinta geração com detecção de pedestres; e o Sideguard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego). Para avisos visuais, o Turning Assistant (Assistente de Manobras) utiliza o visor do MirrorCam, que está instalado no eActros em vez de um espelho principal e a grande angular convencional.

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