Mercedes-Benz apresenta linha de caminhões 2023

A nova linha de caminhões – Accelo, Atego, Actros e Arocs – chegará ao mercado a partir de 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6

Márcia Pinna Raspanti

A Mercedes-Benz do Brasil lança a linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8 (Euro 6). Para atender a legislação, que entra em vigor no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, a marca traz a  tecnologia BlueTec 6.

“Todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e menos 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). Além da redução nas emissões de poluentes, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).

A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. “O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de seis cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de quatro cilindros segue com potência de 185 cavalos.

O Actros ganha mais uma versão de cabine e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando a gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam. “Disponível para os caminhões extrapesados Actros e Arocs Euro 6, o novo OM 471 LA reduz as emissões de poluentes conforme a nova legislação, mas vai além, assegurando, ao mesmo tempo, economia de até 8% no consumo de combustível e redução do TCO (Custo Operacional Total)”, diz Roberto Leoncini.

“Já o novo MirrorCam, disponível para os caminhões Actros da linha 2023, amplia suas vantagens em termos de conforto durante dirigibilidade e manobras e também de segurança nas vias e nas estradas. Na nova geração, o braço dá câmera está dez centímetros mais curto e tem novos parâmetros de imagem, que melhoram ainda mais a visão ao condutor”, comenta Leoncini.

Segundo a Mercedes-Benz, a terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados apresenta um turbocompressor que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual.

O caminhão extrapesado Arocs da Mercedes-Benz ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6×4 versões plataforma, basculante e cavalo mecânico, e Arocs 4151 6×4 basculante. O modelo basculante 8×4 foi lançado em outubro do ano passado. Os novos modelos Arocs ampliam a oferta para mineração, construção e agora também atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira.

Marcia Pinna O extrapesado Arocs ganha dois novos modelos (Divulgação)

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