Eaton comemora 65 anos de Brasil

A empresa informa que está preparada para novos negócios no segmento eMobility, com soluções que inclui sistemas de distribuição e eletrônica de potência e conectores de rede

A Eaton está comemorando 65 anos de Brasil com estratégia focada em transição energética, sustentabilidade e digitalização. Segundo a empresa, até 2030 cerca de 95% do mercado da América do Sul de veículos comerciais leves e carros de passageiro ainda devem ser equipados com motorização à combustão, considerando a aplicação em veículos híbridos que necessitam desses mesmos componentes. Enquanto apenas cerca de 5% serão puramente elétricos.

“Acreditamos que o movimento de hibridização é uma realidade mais próxima do Brasil, por isso, a perspectiva é manter um crescimento contínuo no mercado de motores à combustão ao longo dos próximos anos e introduzir soluções híbridas a esse cenário. Ao mesmo tempo que prevemos crescer nesse segmento, nosso know-how profundo em eletrificação com soluções que já rodam em outros países, nos permite seguir com investimentos robustos para atender as demandas futuras de veículos movidos 100% à bateria. Trabalhamos focados em resultados nas áreas de sustentabilidade e digitalização para atender as necessidades da transição energética e também do futuro”, comenta Antonio Galvão, presidente do grupo veículos e corporativo da Eaton para a América do Sul.

No Brasil, a Eaton tem cinco fábricas – em Valinhos, Mogi Mirim, São José dos Campos, Porto Feliz, em São Paulo, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul –, além de um escritório em São Paulo dedicado ao setor elétrico e emprega mais de 3,5 mil funcionários.

No seu portfólio de produtos, a empresa mantém uma linha completa de componentes e transmissões para veículos de passeio e comerciais. As suas transmissões estão presentes nos principais fabricantes de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves (de seis a 13 toneladas) da América do Sul, enquanto a transmissão automatizada Ultrashift Plus MHD equipa veículos médios e semipesados (14 a 35 toneladas).

A empresa informa que está preparada para novos negócios no segmento eMobility, com soluções que inclui sistemas de distribuição e eletrônica de potência e conectores de rede. Em janeiro 2022, com a aquisição global da Royal Power Solutions, ampliou a oferta de soluções de conectores, que já atendem veículos à combustão, híbridos e elétricos.

No segmento de reposição, a projeção da Eaton para 2023 é manter um crescimento de dois dígitos e lançar no mercado 12 produtos, sendo uma das novidades ainda neste ano. Será a embreagem centrífuga, que atua como acoplamento para transferir o torque do motor a diesel do equipamento de refrigeração para o compressor e é aplicada em transporte refrigerado.

Veja também