Iveco lança caminhões sustentáveis em parceria com a Nikola

O Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) tem autonomia de 500 quilômetros e a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) chega a 800 quilômetros

O Iveco Group apresenta no IAA Transportation 2022 as inovações das suas três marcas – Iveco, Iveco Bus e FPT Industrial – cuja estratégia é oferecer um pacote completo de soluções para os clientes e ao mesmo tempo contribuir para o compromisso de atingir zero carbono até 2040.

Em parceria com a Nikola Corporation, a Iveco lança o Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) na configuração europeia e apresenta a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que entrará no mercado europeu em 2024.

Segundo a fabricante, os dois veículos são baseados na primeira plataforma modular elétrica para caminhões pesados articulados, para missões de aproximadamente 500 quilômetros (BEV) ou 800 quilômetros (FCEV) em configurações iniciais de lançamento. Esses veículos serão produzidos na fábrica inaugurada em 2021 em Ulm, na Alemanha, pelas duas empresas, que que possui uma linha de montagem projetada especificamente para veículos elétricos.

Gerrit Marx, CEO do Iveco Group, afirma que o Iveco Group e a Nikola desfrutam de uma parceria sólida que começou em 2019. “Juntos, cumprimos todos os marcos em nosso caminho para a implantação de caminhões pesados de emissão zero na América do Norte e na Europa, em um caminho rápido sem precedentes do design ao mercado, apesar de todos os desafios que enfrentamos ao longo do caminho. Temos a intenção de continuar com essa jornada acelerada e em constante evolução.”

“Os Tre BEV e Tre FCEVs de emissão zero da Nikola são verdadeiros divisores de águas no transporte comercial de caminhões”, acrescenta Michael Lohscheller, presidente da Nikola Corporation. “Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, eles oferecem desempenho e experiência de direção que podem competir com seus pares movidos a diesel nas missões de serviço pesado mais difíceis. Os modelos promovem também soluções de emissão zero operacional e financeiramente viáveis para aplicações regionais e transporte de longa distância que darão aos clientes uma vantagem competitiva real.”

Leves-

No segmento de veículos leves, a Iveco lança o eDaily BEV e apresenta o protótipo do veículo elétrico eDaily Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), alimentado pelo sistema de célula de combustível da Hyundai. Este avanço é um resultado da colaboração entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company, que começou em março de 2022.

O protótipo do eDaily FCEV está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 quilos de hidrogênio. O protótipo GVW (Peso Bruto do Veículo) de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 quilômetro, carga útil máxima de três toneladas e tempo de reabastecimento em 15 minutos. Enquanto o eDaily BEV é mais adequado para viagens curtas, o eDaily FCEV será uma opção ideal para entregas aonde é necessário longo alcance com alta carga útil.

Uma parte integrante do eDaily FCEV é a bateria da FPT Industrial, enquanto o sistema de célula de combustível fornecido pela Hyundai é o último passo na jornada de mobilidade de hidrogênio de mais de 20 anos da empresa. A avançada tecnologia de célula de combustível da Hyundai já está em uso em várias aplicações, especialmente no setor de veículos comerciais. O sistema registrou mais de 4,5 milhões de quilômetros na Suíça em caminhões pesados, mostrando alto desempenho e confiabilidade. 

“Após o recente anúncio de que a Iveco Bus equipará seus futuros ônibus movidos a hidrogênio com nossas células de combustível. O eDaily movido a hidrogênio é outro exemplo concreto do que podemos realizar trabalhando juntos para acelerar a transição para a neutralidade de carbono”, comenta Martin Zeilinger, chefe da unidade técnica de desenvolvimento de veículos comerciais da Hyundai Motor Company. “A parceria entre as duas empresas tem se mostrado muito bem sucedida e esperamos maiores resultados nos próximos anos”, completa.

“Estamos entusiasmados em apresentar o primeiro eDaily movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o final do próximo ano”, diz Marco Liccardo, diretor de tecnologia e digital do Iveco Group. “Este marco emocionante em nossa jornada de sustentabilidade é o resultado da colaboração bem-sucedida entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company e mostra como podemos alcançar resultados tangíveis em um curto espaço de tempo, combinando nossos pontos fortes.”

Na IAA Transportatio, a FPT Industrial apresenta três estreias mundiais: um motor multicombustível capaz de funcionar com gás natural, hidrogênio ou misturas de ambos, uma nova geração de eixos eletrônicos para veículos comerciais médios e pesados e uma nova bateria para ônibus.

Marcia Pinna Iveco Daily Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV)

Veja também