Anfavea e governo federal negociam com o Japão investidores para fábrica de semicondutores no Brasil

Presidente a Anfavea e representantes do governo viajam para o Japão em busca de investidores para a produção local de semicondutores

Sonia Moraes

Na tentativa de atrair investidores para a produção de semicondutores no Brasil, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e representantes do governo federal viajaram para o Japão para negociar a compra da Unitec, fábrica que fica em Ribeirão das Neves, próximo ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais.

“Temos encontro marcado com grandes produtores globais de semicondutores, e a visita ao Japão prevê reuniões com empresas que possam se interessar por esta fábrica ou por outras, trazendo investimentos ao país por meio de parcerias”, disse o presidente da Anfavea.

Segundo Leite, a fábrica da Unitec, que tem a participação do BNDES e da BDMG, foi feita com tecnologia de ponta e contou com a participação da IBM na construção e na idealização, mas por falta de mão de obra não entrou em operação. Além de fabricantes do Japão, a Anfavea vai tentar contatos com fabricantes de outros países da região, até mesmo por vídeo conferência. “A ideia é trabalhar com um maior número de interessados e tentar atrair investimentos para o Brasil”, disse o presidente da Anfavea.

Leite comentou que este projeto sempre esteve nos planos e estava ciente de que não iria resolver essa crise de imediato porque é ação para médio prazo. “Mas é fundamental para o nosso plano de reindustrialização no país: atrair aquilo que é de fato fundamental para o nosso setor, criando menos dependência de outras regiões”, destacou.

Veja também

Por