A Embraer testa a primeira aeronave KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). Os testes são realizados em Gavião Peixoto (SP) e se concentram nos ensaios em voo para atender aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)

Portugal é o primeiro cliente internacional do programa KC-390; as entregas para a FAP estão programadas para 2023

Esta fase antecede à ida da aeronave para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento da OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal. Todas as atividades estão sendo acompanhadas pela FAP. As primeiras entregas estão programadas para 2023.

Como parte do processo de modernização das capacidades da FAP para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal, aumentando a prontidão para missões de interesse público, o governo de Portugal assinou, em agosto de 2019, um contrato com a Embraer para aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium. O contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo.

Segundo a Embraer, a aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar da Embraer.

Veja também

Por