A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Brasil e do Mercosul, começa a implementar em sua frota novos modelos de veículos elétricos.
Segundo a companhia, a aquisição dos veículos elétricos foi feita em parceria com a montadora JAC Motors, que está disponibilizado o modelo Van BYD e T3 e-delivery, com autonomia de 200KM; e o caminhão iEV1200T. A empresa informa que os veículos são 100% elétricos e fazem parte do projeto que tem como objetivo realizar a distribuição de produtos do cliente Henkel para a cidade de Campinas e Grande São Paulo. A ideia é que este novo tipo de transporte percorra quatro mil quilômetros por mês e a energia elétrica para carregamentos desses veículos seja gerada por meio de painéis solares instalados na planta do cliente.
De acordo com a BBM Logística, essa iniciativa faz parte de ações de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), que levou em consideração a emissão de gases CO² que pode chegar a 61 de toneladas a cada 36.000 litros de combustível consumido, e tem o objetivo de diminuir o impacto socioambientais que os veículos tradicionais causam, como zerar a emissão de carbono e poluentes atmosféricos durante o transporte e a diminuição de ruídos. Além disso, a cadeia produtiva e operacional desses veículos gera menos volume de resíduos pela menor necessidade de óleos fluidos.
“O Grupo BBM tem o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia. Acreditamos que é necessário pensar em novas maneiras de alinhar resultados com sustentabilidade e utilizar fontes de energia mais limpa é fundamental para continuarmos crescendo por todo o Brasil e o Mercosul. Desta forma, construiremos um mundo melhor para as futuras gerações através de parcerias com nossos clientes”, explica André Prado, CEO da BBM Logística.
Segundo a companhia, os veículos elétricos são de grande valia para entregas noturnas e operações silenciosas, além estarem isentos de rodízio nos grandes centros. A BBM informa também que a tecnologia das vans e caminhões é inovadora trazendo diversas interações com o motorista que estiver realizando o serviço de distribuição.
“Queremos apresentar soluções aos nossos clientes na redução de carbono em toda a cadeia logística. Só assim, seremos protagonistas na construção de um mundo melhor”, diz Prado.