A VLI, empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos, implementou nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via Tiplam (terminal portuário em Santos) sejam movimentados integralmente por via ferroviária até o terminal de transbordo do terminal TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento para viabilizar a operação é de R$ 107 milhões. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano.
A partir de agora, os insumos fertilizantes serão carregados no Tiplam por intermédio de uma nova tulha de carregamento e percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo.
O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no distrito industrial da Uberaba (MG). A previsão de ativação do terminal é o quarto trimestre deste ano. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao terminal VLI localizado no município de Araguari (MG). O terminal TFER em Uberaba terá como objetivo primário realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.
“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita. Além disso, contribui para o fomento à industrialização no Triângulo Mineiro e comprova sua capacidade em corresponder à crescente demanda do agronegócio brasileiro”, afirma Alexandre Biller, gerente de desenvolvimento de negócios da VLI.
Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro, o TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. Segundo a VLI, este projeto nasce com estrutura de ponta gerando eficiência, capacidade e qualidade para as empresas do setor, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da região através do modal ferroviário.