A Log-In Logística Intermodal investiu cerca de R$ 60 milhões em um novo porta-contêineres. O navio Log-In Endurance começou a circular no início de maio na linha de Serviço Atlântico Sul (SAS), uma das mais importantes para a companhia e que interliga diversos portos brasileiros ao porto de Buenos Aires, na Argentina.
Mauricio Alvarenga, diretor comercial da companhia, afirma que os aportes na embarcação e na contratação de tripulação demonstram a confiança da Log-In na cabotagem brasileira, mesmo em um momento crítico como o atual. “O transporte intermodal é muito estratégico, não só neste, mas em qualquer outro momento, em função de sua característica crucial de manter em funcionamento a cadeia de abastecimento. Nosso setor está unido para ajudar a sociedade e enxergamos que esse é um momento para não pararmos”, destaca o executivo.
Segundo a companhia, o Log-In Endurance pode transportar praticamente qualquer tipo de carga dentro de contêineres, independente da rota. No Serviço Atlântico Sul (SAS), que conecta Buenos Aires e os portos do sul e sudeste ao Nordeste do Brasil, a Log-In leva produtos básicos para abastecimento da população, como alimentos e bebidas e higiene e limpeza, e também itens pertencentes a segmentos um pouco mais complexos, como químicos e petroquímicos e construção civil. O novo navio tem capacidade para transportar um total de 2,8 mil TEU simultaneamente, em contêineres refrigerados ou não.
A aquisição do Log-In Endurance integra o plano de negócios e de adequação de frota, iniciado em 2016 com o objetivo de apoiar a estratégia de crescimento da companhia. A embarcação conta com uma tripulação formada apenas por brasileiros. Em função disto, foram contratados 76 novos tripulantes, que estarão a bordo não só do Log-In Endurance mas também do Log-In Polaris, que entrou em operação no final de 2019.
A compra desses dois porta-contêineres faz parte de um plano de aquisições, iniciado com a embarcação Log-In Resiliente, em 2017. Atualmente, a Log-In Logística Intermodal conta com uma frota de seis navios próprios, que somam capacidade para 15,5 mil TEU, além de embarcações afretadas.
“Em 2016, iniciamos um processo de reestruturação para resolver o endividamento da empresa e a baixa rentabilidade dos negócios. Os desafios foram muitos, incluindo a revisão de gastos, venda de ativos, negociação de dívida e redução de plano de investimentos. A aquisição do Log-In Endurance marca uma nova fase e será crucial para apoiar nosso crescimento”, informa Alvarenga.
O Log-In Endurance transporta mais carga com um menor impacto ao meio ambiente. Com incremento de 10% à capacidade do atual navio que será substituído, e um sistema eletrônico de injeção de combustível, o motor de combustão principal queima de maneira mais eficiente o bunker, gerando redução no consumo de combustível, na manutenção e vida útil do motor, assim como reduzindo a emissão de componentes de enxofre na atmosfera.
A Log-In considera a cabotagem um modal promissor no Brasil, devido à extensa costa navegável de 8,5 mil quilômetros e ao fato das principais cidades, polos industriais e grandes centros consumidores se concentrarem no litoral. Entre as vantagens da cabotagem, a empresa destaca menor custo, capacidade de carga, redução do número de avarias e roubos e menor impacto ambiental, em comparação aos modais rodoviário e ferroviário.