A Foton começa a testar no Brasil, um novo modelo de caminhão que foi concebido especificamente para oferecer alta eficiência às operações de logística urbana. Já bastante conhecido no mercado chinês por oferecer facilidade de condução graças às suas características de automóvel de passeio, o caminhão TM 2.8 chegará no segundo semestre ao mercado nacional.
A partir dos testes, a Foton inicia uma fase de introdução de novas soluções de transportes no Brasil, focando em veículos que podem otimizar as entregas e a logística nos centros urbanos. O 2.8 é um modelo inédito e exclusivo também para a aplicação do GNV e que se difere de tudo que já foi comercializado no mercado brasileiro, inclusive por outras marcas. A diferença está principalmente relacionada à potência do veículo e sua capacidade de carga e também na possibilidade de o veículo receber um kit gás, que permite emissões ambientalmente amigáveis.
O novo caminhão vem equipado com motor a gasolina e será também disponibilizado na versão com kit gás, feito pela empresa especializada Convergas, parceira da Foton. Com capacidade técnica e legal para 2.795 quilos, o TM 2.8 será o mais leve da marca no Brasil. A montadora oferece no país caminhões leves, da família Aumark, de 3,5 a dez toneladas.
O Foton TM 2.8, com kit gás, já está na primeira fase de testes na Coopercarga, fazendo logística urbana para a rede Carrefour. A previsão é que o veículo rode até cinco mil quilômetros em um mês. De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 quilos em produtos, realizando dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta. Ao todo serão transportados 35 mil quilos de produtos por mês.
Segundo Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da Foton, a princípio o veículo será importado da China. A Foton vai trazer 100 unidades do modelo ainda neste ano de 2020. “Começamos com importação e à medida que o volume cresça já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, afirma.
O modelo mais leve da Foton, dentro da sua característica de plataforma de carga, permite a instalação de uma carroceria com três metros de comprimento por 1,5 metro de largura livres.