Premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2016

Em sua 29ª edição, o prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte de 2016, realizado no dia 27 de outubro, no hotel Unique, em São Paulo, reuniu perto de 500 pessoas, entre autoridades, empresários e executivos de diferentes áreas do setor de transporte e logística. O prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte […]

Em sua 29ª edição, o prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte de 2016, realizado no dia 27 de outubro, no hotel Unique, em São Paulo, reuniu perto de 500 pessoas, entre autoridades, empresários e executivos de diferentes áreas do setor de transporte e logística.

O prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte é realizado anualmente pela revista Transporte Moderno, da OTM Editora, com base na análise dos balanços financeiros publicados pelas empresas do setor e o ranking é composto pelas companhias que obtiveram os melhores resultados financeiros. Este ano, foram avaliados 1.143 balanços.

Ao todo foram premiadas 32 empresas – 11 operadores do transporte, seis representantes da indústria e 17 empresas do setor de serviços. A MRS Logística destacou-se como a melhor entre as melhores operadoras de transporte do país pelo resultado de seu balanço financeiro de 2015. Também recebeu o prêmio de melhor empresa do segmento de transporte ferroviário de carga.

Duas homenagens se sobressaíram no evento. A Mercedes-Benz, que em 2016 comemora 60 anos de atividade no Brasil, recebeu o prêmio de “Empresa do Ano” por seu papel de liderança no mercado de caminhões e ônibus. Mesmo diante do cenário adverso, que a obrigou a realizar grandes cortes no quadro de funcionários, a montadora inovou e evoluiu, tanto no lançamento de produtos quanto na forma de se relacionar com os clientes. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, Philipp Schiemer, foi pessoalmente receber o mérito.

Segundo Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora e da MF Promoções, empresas organizadoras do evento, a escolha da Mercedes-Benz como “Empresa do Ano” deveu-se à história de relacionamento e dedicação que a montadora construiu junto aos empresários brasileiros, muitos deles pioneiros do transporte de cargas e passageiros.

A outra homenagem foi prestada à família Setti & Braga, que comanda a Auto Viação ABC e compõe um dos primeiros grupos a transportar passageiros por ônibus no país. “Uma história de pioneirismo e longevidade empresarial, construída ao longo dos últimos 106 anos dedicados ao transporte urbano de passageiros. É uma família que orgulha o setor de transporte público e que podemos ter como referência”, declara Marcelo Fontana. A empresária Maria Beatriz Setti Braga e seu irmão, João Antonio Setti Braga, netos do fundador, receberam, emocionados, o prêmio concedido pela revista Transporte Moderno.

Em uma parceria inédita, o evento incluiu um prêmio do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) para os melhores cases de sustentabilidade de 2016. Das mãos do presidente da entidade, Tayguara Helou, foram agraciadas as empresas JWM Transportes (melhor case de sustentabilidade ambiental); Patrus Transportes Urgentes (responsabilidade social); e Transportes Rodoviários Letsara (responsabilidade sustentável).

Em seu discurso, Marcelo Fontana destacou os desafios que ainda serão apresentados à indústria nacional, mas ratificou sua crença no resultado positivo que as ações do empresariado trarão para a economia do país. “Todos nós sabemos que o Brasil tem um gigantesco desafio pela frente. Terá pressa para recuperar a economia e deverá priorizar a previsibilidade para os empresários voltarem a investir. O Brasil tem uma força gigantesca e nós teremos que superar todos os problemas para sair fortalecidos na fase seguinte à crise. Esperamos um Brasil melhor em 2017, de volta ao rumo do desenvolvimento”, declarou Fontana.

Leia a matéria de cobertura da premiação na revista Transporte Moderno nº 479

Veja também

Por