A movimentação de carga geral por ferrovias no Brasil atingiu um novo recorde em 2024, com um total de 150 milhões de toneladas úteis (TU) transportadas. O volume superou o recorde anterior, registrado em 2023, que havia sido o maior dos últimos 19 anos. No consolidado, considerando carga geral e minério de ferro, as ferrovias movimentaram mais de 540 milhões de TU, representando um crescimento de 1,83%, o maior avanço dos últimos seis anos.
Os dados, divulgados pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), reforçam a relevância estratégica das ferrovias na logística nacional. Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o crescimento expressivo reflete os esforços do governo federal em ampliar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do país, reduzindo a dependência das rodovias e promovendo maior segurança e eficiência no escoamento de cargas. “Depois de décadas de estagnação, o Brasil voltou a expandir o transporte ferroviário de cargas ano após ano”, destacou o ministro.
O minério de ferro manteve-se como o principal produto transportado, totalizando 390 milhões de TU em 2024. Entre os segmentos que mais cresceram no período, destacam-se a celulose, com alta de 26,4%, o açúcar, que avançou 15,8%, e os contêineres, que registraram aumento de 8,73%.
Setor em expansão
Para o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o setor vive um momento real de expansão, tornando-se cada vez mais atrativo para investidores. “Estamos implementando um portfólio normativo para fortalecer a política pública ferroviária. O Plano Nacional de Ferrovias não é apenas uma carteira de projetos, mas um modelo inovador de amadurecimento institucional e regulatório”, afirmou.
Entre as iniciativas recentes do governo para impulsionar o setor estão a regulamentação do Chamamento Público (Resolução 6.058 da ANTT), a definição de novos procedimentos de cálculo indenizatório de patrimônio ferroviário do DNIT (IN 1/2025) e a criação de uma Comissão Permanente para acompanhar a estruturação de projetos.
Além disso, foi publicada a Portaria 532, que estabelece diretrizes para a prorrogação antecipada das concessões, medida que visa garantir maior previsibilidade e segurança jurídica aos investimentos no setor ferroviário.
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