O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um apoio financeiro de R$ 500 milhões para a VLI Multimodal S.A. O recurso será destinado à modernização da via permanente, do material rodante e à construção de pátios da Ferrovia Centro-Atlântica S.A (FCA), um dos maiores sistemas ferroviários do Brasil. O projeto faz parte de um investimento total estimado em R$ 3,9 bilhões.
Além do financiamento do BNDES, a operação contou com a participação do BTG Pactual e do ABC Brasil, que coordenaram a emissão de R$ 1 bilhão em debêntures. O banco de fomento subscreveu 50% desse valor, optando por uma tranche de mais longo prazo. No contexto financeiro, tranche se refere a uma parte ou segmento de uma operação que possui características específicas, como prazos e condições diferenciadas. Ao escolher uma tranche de mais longo prazo, o BNDES adquiriu uma parte da emissão com vencimento mais distante, ajustando seu perfil de investimento ao longo do tempo, em vez de optar por uma com prazo mais curto.
Os recursos aprovados permitirão à VLI Multimodal realizar uma série de melhorias em sua malha ferroviária. Sete pátios serão ampliados e modernizados, além da troca de trilhos e dormentes, com o objetivo de aumentar a segurança e a velocidade média das operações. A empresa também realizará a recuperação e instalação de novos guarda-corpos em pontes e passagens de pedestres. A construção de uma estação de tratamento de efluentes industriais no Terminal Integrador Guará e o pagamento de outorga também fazem parte do pacote de investimentos.
A Ferrovia Centro-Atlântica, que tem 7.840 km de extensão, conecta sete estados e o Distrito Federal, desempenhando um papel estratégico na movimentação de cargas no país. A VLI Multimodal, que opera no transporte integrado de cargas por meio de plataformas logísticas que combinam ferrovias, portos e terminais, é um dos principais players desse mercado. Em 2023, a empresa transportou mais de 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) pelas ferrovias e movimentou 43 milhões de toneladas úteis (TU) pelos portos.
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