Os três principais fabricantes de veículos comerciais Daimler Truck, Grupo Traton e Grupo Volvo assinaram um acordo não vinculativo para instalar e operar uma rede pública de recarga de alto desempenho para veículos pesados (caminhões e ônibus) movidos a bateria, em toda a Europa. O objetivo é iniciar e acelerar a construção de infraestruturas de recarga para aumentar a confiança dos clientes e apoiar a migração da União Europeia para um transporte sustentável.
O acordo estabelece as bases de uma futura joint venture, com participação igualitária das três partes, planejando iniciar as operações em 2022. As empresas pretendem investir juntas 500 milhões de Euros para instalar e operar pelo menos 1,7 mil estações de recarga de energia verde de alto desempenho em pontos próximos a rodovias, bem como em pontos logísticos e de destino, dentro de um prazo de cinco anos a partir da fundação da joint venture. O número de postos de recarga deve aumentar significativamente com o tempo, com a busca de parceiros adicionais e financiamento público. A futura joint venture está prevista para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda.
A futura joint venture atuará como um catalisador e agente de capacitação para a realização do Acordo Verde da União Europeia para um transporte de carga neutro em carbono até 2050, fornecendo a infraestrutura necessária e visando a energia verde nos postos de recarga. A ação conjunta da Daimler Truck, do Grupo Traton e do Volvo atende à necessidade urgente de uma rede de recarga de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras de CO². A infraestrutura de recarga de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas de realizar.
“É o objetivo conjunto dos fabricantes de caminhões da Europa alcançar a neutralidade climática até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa ande de mãos dadas com a colocação de caminhões neutros em CO² nas estradas. Juntamente com o Grupo Traton e o Grupo Volvo, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de recarga de alto desempenho em toda a Europa”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de postos de recarga acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância. Agora estamos avançando junto com nossos parceiros Daimler Truck e Grupo Volvo para tornar essa rede de alto desempenho uma realidade o mais rápido possível. Estamos dando o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de energia proveniente de fósseis. O segundo passo deve ser um forte compromisso da União Europeia para a expansão total de uma rede de recarga em toda a Europa.”, comenta Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton.
“Estamos estabelecendo a base necessária para fazer uma inovação para que nossos clientes consigam realizar a transformação para eletrificação criando uma rede de recarga líder na Europa. Temos tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e agora, com a Daimler Truck, o Grupo Traton e graças ao Acordo Verde Europeu, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político propício para um grande avanço em direção a soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura”, diz Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
Um relatório recente da indústria de caminhões aponta a necessidade de até 15 mil postos de recarga públicos e de destino com alto desempenho até 2025, e até 50 mil postos de recarga de alto desempenho até 2030. Portanto, o pontapé inicial para os parceiros é um apelo para todos os outros participantes da indústria, bem como governos e reguladores, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de recarga necessária que contribua para atingir as metas de proteção ao clima. Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede tarifária das três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.
Os operadores de frotas de veículos elétricos à bateria poderão aproveitar tanto a recarga rápida feita sob medida para o período de descanso obrigatório de 45 minutos na Europa, com foco no transporte de longa distância – a maior prioridade da futura joint venture – e também a recarga durante a noite.