VLI inaugura novo fluxo de minério de ferro em Minas Gerais

Conhecida pela gestão do transporte no agronegócio, a solução passou a atuar também na mineração

Redação

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, deu um passo adicional na estratégia de multimodalidade com a expansão da plataforma Trato. Conhecida pela gestão do transporte no agronegócio, a solução passou a atuar também na mineração, com a abertura de um novo fluxo de movimentação de minério de ferro em Minas Gerais.

Desde outubro, a empresa opera um projeto que movimenta cerca de 30 mil toneladas mensais de minério de ferro entre Barão de Cocais (MG) e o Terminal Integrador Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nessa operação, o transporte é feito por rodovia até o terminal, onde ocorre o transbordo para a ferrovia, que leva o produto ao Espírito Santo. A Trato assume integralmente a coordenação logística, da origem ao embarque ferroviário.

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A mudança trouxe ganho operacional imediato. Antes, os caminhões percorriam aproximadamente 130 quilômetros até o ponto de embarque ferroviário. Com a transferência para o Terminal Integrador Santa Luzia, a distância caiu para 75 quilômetros, reduzindo custos logísticos e aumentando a produtividade.

“O custo logístico na cadeia do minério de ferro representa uma parcela significativa do valor do produto. A otimização desses custos permite que nossos clientes fiquem mais competitivos”, afirma Asley Ribeiro, gerente-geral de Inteligência Comercial da VLI.

O terminal de Santa Luzia funciona como um hub para siderúrgicas, distribuindo cargas para a Grande BH, interior de Minas, São Paulo e Sul do país. A unidade também abastece usinas com minério de ferro. Sua estrutura inclui pontes rolantes, sistemas de alta performance para carregamento e descarga e equipamentos dedicados a produtos siderúrgicos.

Criado por meio do programa de intraempreendedorismo da VLI, o Trato utiliza metodologias ágeis, tecnologia avançada e um modelo de negócios voltado à integração logística. A plataforma gerenciou mais de 2 milhões de viagens rodoviárias nos últimos quatro anos, aumentando a visibilidade das operações e melhorando a jornada dos caminhoneiros, com redução de tempos de espera e melhor uso dos ativos.

Em 2024, a VLI movimentou 3,59 milhões de toneladas pelo modal rodoviário por meio do Trato, consolidando a solução como peça central na estratégia de eficiência da companhia.

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