Volkswagen integra projeto internacional para instalar eletropostos no RJ

A montadora vai oferecer consultoria técnica e apoio operacional para o desenvolvimento de um modelo de hub público de recarga voltado a veículos comerciais

Redação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai participar de um projeto internacional que pretende transformar a infraestrutura de recarga pública para veículos elétricos na cidade do Rio de Janeiro. A montadora é a única do setor de transporte de carga a integrar a City-Business Alliance (CBA) no âmbito do programa Laneshift Rio, iniciativa liderada pela C40 Cities e pela The Climate Pledge, que tem como objetivo acelerar a descarbonização da mobilidade urbana.

A VWCO vai oferecer consultoria técnica e apoio operacional para o desenvolvimento de um modelo de hub público de recarga voltado a veículos comerciais. A empresa já é responsável pelo e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no país, que será um dos veículos utilizados nos testes do programa.

A colaboração entre setor público e privado é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de carga. Com o Laneshift, temos a oportunidade de testar modelos reais de recarga pública e contribuir com nossa experiência em veículos elétricos para tornar essa transição uma realidade concreta nas cidades brasileiras”, afirmou Roberto Cortes, CEO e presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Infraestrutura de recarga e testes em operação

O Laneshift prevê a instalação de 15 novos eletropostos públicos até 2028. Desde julho, a aliança opera um projeto-piloto com dois pontos de recarga no Rio: o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca — o primeiro hub público de recarga da cidade — e outro na Avenida Brasil.

Esses locais funcionam como laboratórios urbanos, testando diferentes padrões de uso e tipos de veículos elétricos de carga. A Volkswagen apoia o piloto fornecendo dados e experiências operacionais obtidos com o e-Delivery em aplicações reais, o que ajudará a definir parâmetros técnicos para a expansão da rede.

De acordo com dados da C40, o projeto já contabiliza mais de 1.000 sessões de recarga e 35 MWh consumidos. Cerca de 20% das recargas públicas realizadas na cidade atualmente são de caminhões e utilitários elétricos usados em entregas urbanas. As informações obtidas nessa fase irão orientar a implantação dos novos pontos de recarga previstos no Plano Estratégico 2025-2028 da cidade do Rio, que conta com suporte técnico da Laneshift.

A colaboração entre governos, empresas e sociedade é a chave para construir um futuro mais limpo e sustentável para o Rio e para a logística urbana, garantindo a redução da poluição e a criação de novas oportunidades”, disse Gabriel Tenenbaum, diretor de implementação para a América Latina da C40.

Com o envolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Rio de Janeiro se torna um dos primeiros centros urbanos da América Latina a testar, em escala real, uma infraestrutura de recarga compartilhada voltada ao transporte de carga — um passo considerado fundamental para viabilizar a eletrificação em larga escala das frotas urbanas.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também