A indústria de autopeças apresentou resultados positivos de janeiro a agosto de 2025, com aumento de 10,9% no faturamento nominal em relação ao mesmo período do ano passado, conforme mostra o relatório da pesquisa conjuntural e da reposição realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Em termos reais, o crescimento foi de 7,63%.
As vendas diretas para as montadoras registraram crescimento de 13,58% no faturamento acumulado até agosto, enquanto o mercado de reposição teve aumento de 2,19%, com expansão de 2,20% na linha de veículos leves e de 2,15% na linha de veículos pesados.
Desempenho mensal
Em agosto, as empresas registraram desempenho fraco, com retração de 3,9% no faturamento em relação a julho. Segundo o Sindipeças, o resultado negativo reflete o comportamento da indústria de veículos, que também apresentou vendas e produção abaixo do esperado.
Em comparação com julho, todos os canais de venda apresentaram variações negativas, indicando uma piora generalizada. O faturamento proveniente de vendas para as montadoras teve redução de 2,24%, e para o mercado de reposição a queda foi de 4,25%. As exportações em dólares registraram retração de 6,77%.
Na comparação com agosto do ano passado, o faturamento teve aumento de 2,06%, sustentado pelas vendas para as montadoras, que permaneceram positivas, com crescimento de 10,18%. Segundo o Sindipeças, isso pode refletir, em parte, a institucionalização do IPI Verde.
O destaque negativo em agosto foi o mercado de reposição, que vem apresentando resultados cada vez mais fracos. “Desde junho, observa-se aceleração na queda da variação anual e perda de fôlego no crescimento acumulado do ano, chegando em agosto com queda de 13,8% em relação a agosto do ano passado”, afirmou o Sindipeças.
Exportações
As exportações também registraram piora mês a mês, com queda de 8,2% em agosto frente a julho e de 10,9% em relação a agosto do ano passado (em termos reais, a redução foi de 13,4%).
Segundo o Sindipeças, o resultado reflete, em parte, a perda de dinamismo provocada pela sobretaxa imposta pelo governo Trump. “O cenário internacional, que até então vinha sustentando as exportações — impulsionado principalmente pela recuperação econômica da Argentina —, passou a apresentar maiores riscos.
Os conflitos políticos recentes no país vizinho trouxeram incertezas quanto à continuidade da estratégia econômica, levando investidores a enxergar limites para a política adotada, mesmo com o declarado apoio do governo americano, e deteriorando as perspectivas para os próximos meses.”
Capacidade instalada
O Sindipeças destaca que, em agosto, a ociosidade nas fábricas subiu 0,5 ponto percentual em relação a julho, reforçando a desaceleração da atividade no setor, diante da queda na demanda interna e externa e do ajuste de produção realizado pelas empresas para conter estoques.
Quanto ao emprego, houve queda de 0,2% de julho para agosto e crescimento de 3,2% na comparação com agosto do ano passado.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



